TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber, Durkheim E Karl Marx

Dissertações: Max Weber, Durkheim E Karl Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 7

1. a) De acordo com Durkheim existem três caracteríscas de fatos sociais. A coerção é a primeira delas, pois significa que o indivíduo deve seguir com as regras da sociedade na qual vivem, independente das escolhas e vontades sugeridas. Essas sanções se manisfestam de acordo com o idioma e geralmente com a cultura familiar envolvida sendo sujeito á seguir códigos morais e éticos que são chamados de ''leis'' que esta impõe. O propósito de Durkhein com relação a esta primeira caracterísca era mostrar que o indivíduo não precisa ser o que a sociedade quer que ele seja, mas que sigas as leis e preceitos na qual deve ser seguidas pela sociedade se transformado em hábitos.

A segunda característica é que a sociedade mesmo não sabendo do que se trata os fatos sociais, ela é existente no próprio indivíduo, ou seja, todas as escolhas, vontades, regras e leis, já eram existentes antes das pessoas nascerem porque a sociedade tinha conciência desse fatores que antes não eram aplicados cordialmente.

A terceira é a generalidade que de fato geral ela é repercurtida na sociedade entre os indivíduos. Elas geralmente se manisfestam em grupos coletivos através da comunicação, sentimentos morais e ético, ou seja, através do convívio.

Um exemplo sobre a realidade brasileira seriam as manisfestações contra o governo, pois a sociedade tem concienciência das leis que são aplicadas, porém os hábitos não são mais os mesmos porque a grande população em massa não quer seguir as regras impostas e ultrapassando os domínios que o governo impõem sob a sociedade, porém sem segui- las.

b) Os fato sociais normais são gerneralizados pela sociedade quando geralmente são adaptados e desempenham grande função para evolução humana, então para Durkheim um fato social é normal, pois o crime para ele, exemplificadamente é normal por ser encontrado em qualquer sociedade e época e por se ilegal essas são condenadas as penalidades impostas pela sociedade, ou seja, fatos normais são aqueles que não extrapola da realidade social. Fatos patológicos ou anormais coloca em risco as adaptações, consensos e a evolução da sociedade em risco tornando-as doente saindo dos limites morais.

Em concepção com a realidade brasileira um fato normal é a corrupção no Brasil que trata-se algo ilícito mas que pode ser condenado as demais penalidades. Fatos anormais o Aborto é algo considerado transitório, porém uma assunto delicado, mas que de acordo com as leis penais, a vida algo iviolável e que foge daextrema normalidade da realidade brasileira.

C) O crime segundo autor pode ser considerado normal devido as regras e leis que penalizam esta ilegalidade. Pelo modo que é interpretado o crime existe em vários lugares e sociedades e épocas, por mais que seja inconsequente ele pode repudiado e e condenado pelas leis que são impostas pelo governo e sociedade.

2. a) Max Weber conceitua a ação social com a ''conduta humana dotada de sentido'', ou seja, estabelecendo uma conexão sob o motivo da ação, a ação propiamente dita e os efeitos dessas ações. Ele dizia que as normas sociais sóse torrnam concretas quando cada indivíduo manisfesta uma motivação, pois cada ser é movido pelo motivo que que se orienta pela tradição, sejam eles racionais, morais ou pela emotividade.

b) Foi chamada de método ou Sociologia compreensiva, porque para ele a pesquisa histórica é essencial para compreender melhor as sociedades, as diferenças sociais, portanto para Weber o caráter social e histórico comteporâneo que deve ser respeitado. Então para ele o grande conhecimento histórico torna-se uma fator importante em suas pesquisas por ter evidências e ser um instrumento científico social. A Sociologia de Weber influenciou tanto que se tornou referência obrigatória na época, ele mostrou em seus estudos, a fecunidade das análises históricas e a compreensão de forma qualitativa dos processos históricos e sociais. O tipo ideal para weber vem a ser um estudo de uma sociedade artesanal a ser comparada com as sociedades antigas e atuais capitalistas, porém o bojetivo de Weber não era ter uma sociedade ideal, mas sim realizar estudos através desses diferentes graus de complexidade em relação a um continuo evolutivo das sociedades.

c) A tarefa do cientista para Weber é ser guiado pelas preocupações com relação a sociedade e para tentar entende-lá selecionando as relações entre oselemento das realidade a ser analisada. Portanto a busca pelo o estudo da sociedade deve ser neutra da verdade dos possíveis acontecimentos, entretanto para a sociologia weberiana, seu objetivo é compreender, buscar os nexos causais que dê sentido da ação social.

d) A relação religiosa protestante para Weber era ter valores institucionais no indivíduos nas quais eram transformados em ações sociais, ou seja, a motivação da religião protestante era ter deveres e preceitos com fins absolutos e não nos ganhos materiais obtidos através das ações. Os protestantes puritanos se adequavam facilmente ao mercado de trabalho e perceptivamente conseguiam acumular capital e reinvestia de forma produtiva. Atualmente as organizações possuem culturas, regras e filosofia, e geralmente grupos sociais que trabalham nesses oganizações são de grupos coletivos com pensamentos diferentes e perceptivos e que através disso conseguimos perceber que mesmo sendo de grupos diferenciados, protestantes religiosos ou não, esses mesmos acumulam capital para sobreviver, pois hoje estamos em um século que é voltado para o capialismo e em todos os sentidos.

e) As características de poder segundo Weber são: A dominação legal, onde qualquer direito pode ser criado ou modificado desde que tenha documentos legais, ou seja, a ''burocracia'' esse é o tipo de dominação estável, pois é atribuida a regras e exigências baseadas na hierarquia Funcional, na Administração que baseiá- se em documentos e pela demanda de aprendizagem profissional, pois o poder de autoridade é legalmente assegurado.

Dominação Tradicional, onde o governante é o patriarca, e os dominados são os súditos e funcionário é o servidor. Esse tipo de dominação chamada de ''patriacarlismo'' é o tipo de dominação mais pura, pois tratá-se da obediência a pessoa por respeito que em virtude é considerada sagrada por ser normas tradicionais. Para Weber este tipo de dominação é considerado estável, devido a estabilidade do meio social na qual apronfundá-se na conciência coletiva.

E por fim temos a Dominação Carismáica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com