TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Artigo: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.154 Palavras (9 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL - VII

JHOSE DE OLIVEIRA SILVA

LIEDE MARTA SOUZA MONTEIRO

LÍVIA MARIA DE SOUSA PAIVA

MARIA DE NAZARÉ FERREIRA DE ABREU

MARIA GEORGINA DE MOURA RABELO

MARIA MADALENA LIMA DE ALENCAR

O ENFRENTAMENTO DA POBREZA NO BRASIL

JHOSE DE OLIVEIRA SILVA

LIEDE MARTA SOUZA MONTEIRO

LÍVIA MARIA DE SOUSA PAIVA

MARIA DE NAZARÉ FERREIRA DE ABREU

MARIA GEORGINA DE MOURA RABELO

MARIA MADALENA LIMA DE ALENCAR

O ENFRENTAMENTO DA POBREZA NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatística e Indicadores Sociais; Trabalho Profissional II; serviço social e tecnologia de informação; Processos de trabalho e Serviço social; Comunicação Social na Pratica do Assistente Social: relações interpessoais; Metodologia da Pesquisa Cientifica; Estágio curricular obrigatório III.

Professores: Amanda Boza; Helenara R. Sampaio; Rodrigo E. Zambon; Rodrigo Trigueiro.

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com a proposta de integração das disciplinas apresentadas. Neste teremos o objetivo de empenhar uma reflexão buscando a compreensão de um padrão de desenvolvimento capitalista extremamente desigual em que convivem acumulação e miséria.

Este com certeza é um tema de muita importância, sua trajetória histórica e socialmente construída e a necessidade emergente no âmbito da legislação voltada para o enfrentamento da pobreza, situando-a como expressão das relações em vigor na sociedade.

O tema proposto, a pobreza no Brasil contemporâneo e as formas de seu enfrentamento, nos trazem muitas reflexões sobre como de fato o Brasil é desigual, que por mais que os governos venham trabalhando com a criação de programas para enfrentar o problema da miséria Brasileira o mesmo continua, em algumas regiões de forma bem intensa.

Podemos observar ainda no trabalho, que o Programa Bolsa Família foi uma das grandes criações do governo para o enfrentamento a miséria e a pobreza, onde o mesmo tem como objetivo diminuir a fome e as desigualdades sociais através de transferência de renda.

Porem, mesmo assim vemos que a pobreza, estar presente em nosso cotidiano, fazendo parte da vida de muitos Brasileiros, e o assistente social precisa estar qualificado para o trabalho junto às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, onde deve orientar quanto aos acessos e as condicionalidades para permanecer no programa.

DESENVOLVIMENTO

A autora faz um histórico do enfrentamento da pobreza na sociedade brasileira com objetivo de mostrar como as políticas sociais vêm em busca de formas para diminuir o índice de pobreza e desigualdade social com programas, projetos e ações o que não tem sido suficiente, pois é um fenômeno que sempre existiu e cresce junto ao desenvolvimento do sistema capitalista, o que vem gerando a carência de acesso a bens e serviços sociais públicos essências á reprodução do trabalhador e sua família, que estão expressos nas políticas públicas de modo social, como a falta de recursos econômicos, educação, saúde, moradia e outros.

No século XIX, as obras sociais e filantrópicas, ações religiosas e solidárias deram lugar a pratica social, para que a pessoa sem total condição pudesse sobreviver, enquanto que no século seguinte passa por uma mudança devido à urbanização das classes operárias e suas reivindicações, o que dá inicio a questão social, passando a ter grande importância nas ações de governo com medidas de proteção ao trabalhador. É esse contexto que vai crescendo o interesse do Estado em amenizar as expressões causadas pela industrialização, o que ao longo dos anos torna-se necessária uma ampliação nas políticas sociais. Desde então, tem sido criado políticas sociais para garantir os direitos civis de cada cidadão.

Em 1988, foi criado a Constituição Federal, sendo um conjunto de regras do Governo que rege o ordenamento jurídico do país, que deve regular e pacificar os conflitos e interesses de grupos que compõe a sociedade. Com a criação da Constituição dá-se ao Estado a responsabilidade de criar e articular as políticas públicas como medidas de proteção social. É criado também estratégias no combate a pobreza, e colocando a assistência social com maior responsabilidade no que diz respeito a ações de prevenção e garantia de direitos. Essas garantias vêm em forma de efetivação de programas, projetos, serviços e benefícios, com o objetivo de promover proteção social a toda à população de que dela necessita.

A assistência social tem dever de efetivar e traçar estratégias voltadas para o enfrentamento da pobreza e prover o mínimo social para que cada cidadão tenha uma vida digna e acesso aos seus direitos.

Podemos destacar o Programa Bolsa Família como um dos vários programas de enfrentamento a miséria e a pobreza, que tem o objetivo de diminuir a fome e as desigualdades sociais através de transferência de beneficio financeiro.

É notável que nos últimos anos no Brasil, as políticas sociais vêm buscando cada vez mais novas formas e ampliamento de suas ações para o enfrentamento da pobreza, que tem ganhado centralidade no contexto governamental.

Embora a trajetória da pobreza apresente características peculiares em cada período da história do país, podemos notar que predomina a situação de empobrecimento e de exclusão social, da grande contingência populacional, é como se a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com