TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Ensaios: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  3.291 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

O presente relatório tem como objetivo descrever a operacionalização do Projeto de Extensão do Curso de Serviço Social do 5° período.

Para ser desenvolvido, utilizou-se de questionários e entrevistas com moradores do Setor Maracanã, para tanto foram entrevistados 30 pessoas entre residentes, comerciantes e funcionários das instituições das quais se tratará no desenvolvimento deste.

Os profissionais de Assistência Social tem como dispositivo para desencadear ações no sentido de provocar transformações na vida das pessoas determinados instrumentais técnicos operativos que vão facilitar de maneira efetiva a sua tomada de decisão diante das causas sociais apresentadas pela população usuária.

.

Com o processo de levantamentos de dados constata-se que conhecer as necessidades de demandas da população do bairro é o ponto de partida para o embasamento ao trabalho social.

A entrevista com o Presidente do Bairro Raimundo Reis sobre o Setor Maracanã, que fica localizado na Região Norte do município de Araguaína- To, com o n° de habitantes do território, e aproximadamente 1700,00 famílias, e com os bairros situados próximo sendo Parque Bom Viver, Setor Universitário, Vila Norte, Bela Vista I, Bela Vista II.

Falta desenvolvimento no local por falta de recursos, conhecimento profundo da realidade ali vivida onde há falta de escolas, saneamento básico, igrejas, rede de energia legalizada entre outros. Precisando em fim conhecer profundamente a comunidade através de estudos da realidade que ali vivem para então planejar o desenvolvimento do local e colocar em práticas mudanças.

Podemos verificar que há somente uma rua principal Av. Perimetral que tem acesso às vias mais distantes, pois é com muita dificuldade que os moradores do Setor Maracanã vivem, a questão da violência é tratada é tratada com descaso pelas autoridades competentes, é freqüente o caso de mortes, principalmente de menores por motivo de acertos de contas do pessoal do tráfico de drogas, nesse contexto o direito a vida está sendo desrespeitado em todas as suas esferas: o Estatuto da criança e do Adolescente está fora de cogitação para os traficantes daquela localidade. No setor é raro a presença do policiamento por ser um setor muito carente, as pessoas reivindicam muito essa situação, afirma que o alto índice de adolescentes envolvidos com drogas. Mais uma vez deixa garantir os direitos sociais. Conforme a Constituição Federal de 1988, artigo 6° “são direitos sociais, lazer a segurança, a previdência social a proteção maternidade e a infância e assistência e aos desamparados”.

Pode-se afirmar que o planejamento de serviço social deixa de ser um simples método e torna-se os meios importantes procedimento da profissão, profundamente essencial para compreender que, como e um procedimento da profissão, que trabalha na realidade, sendo estar mutável, a profissão também o e, pois estar sempre tendo que pensar e repensar suas práticas para moldá-las de acordo com demandas que surgem. (IAMAMOTO, 2003).

De acordo com a vivência em campo percebemos que as crianças estão sem acesso ao “lazer”.

Conforme o artigo 71 do Estatuto da criança e do Adolescente: A criança e o Adolescente tem direito a informação, cultura, laser, esporte e diversões espetáculos e produtos e serviço que respeite sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento.

O ECA foi instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. Ela regulamenta os direitos das crianças e dos adolescentes inspirada pelas diretrizes fornecidas pela Constituição Federal de 1988.

A partir da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças brasileiras, sem distinção de raça, cor, classe social, ou qualquer forma de discriminação, passaram de objetos a serem “sujeitos de direitos”, considerados em sua “peculiar condição de pessoas em desenvolvimento” e a quem se deve assegurar “prioridade absoluta” na formulação de políticas públicas e destinação privilegiada de recursos nas dotações orçamentárias das diversas instâncias político-administrativas do País.

A questão do lixo é recolhido raramente, mesmo assim problemas de saneamento básico foram detectados como: lixo jogado pelas ruas em alguns pontos, devido a falta de respeito de alguns moradores inconscientes para consigo e para com os demais, estes mesmo sabendo o dia da coleta, ainda assim, colocam o lixo dias antes nas ruas, dando oportunidades para os cães que imediatamente aparecem para rasgar os sacos de lixo em busca de alimentos, o que propõem uma campanha de conscientização da população. Foram encontradas casas de papelão, sem pisos, situação de esgoto a céu aberto onde pode ser visualizando fezes. A comunidade não possui: posto policial, quadra poliesportiva, áreas de lazer, centro de referencia CRAS (Centros de Referências da Assistência Social), mais no setor vizinho Vila Norte está situado o CRAS que abrange o Setor maracanã.

O centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviço da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

Com o contato com as famílias, visitando suas casas e vendo como vivem, consideramos que as famílias do Setor Maracanã precisam de urgentes estratégias e ações eficazes de um trabalho digno mais humanizado voltado para os problemas de ordem socioeconômica. Em relação à habitação e condições de moradia 80% dos entrevistados reside em casa própria, o restante em casa cedida pela família. Todas as casas são de alvenaria e o piso de cimento e a cobertura de telha de barro são predominantes. Sendo todas com o esgoto do banheiro ligado a fossa séptica. As maioria das residências tem, sendo sala, cozinha, banheiro e dois quartos.

Sendo assim após o levantamento de todos os dados e do diagnóstico social realizado, podemos constatar que a comunidade é carente de uma série de serviços que poderiam melhorar a qualidade de vida dos moradores dando-lhes autonomia para conquistar condições melhores de vida.

Como conhecedor da realidade das famílias e do território, suas condições de vida, suas necessidades e carências se consegue fazer um projeto de ação voltada para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com