TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Serviço Social

Exames: Memorial Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ANA CRISTINA PALHETA

A ORIGEM HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL.

CASTANHAL-PA

2013

ANA CRISTINA PALHETA DA SILVA

A ORIGEM HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL.

Trabalho academico apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 8°semestre como requisito as disciplinas: Gestão Social,Serviço Social e o Terceiro setor,Pesquisa Social.

Prof.(s) Maria Angela Santini,Paulo Sérgio Aragão e Rodrigo Zambon.

CASTANHAL-PA

2013

1- Introdução:

Este trabalho tem como principal objetivo fazer uma reflexão sobre a origem histórica do Serviço Social, os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão, será enfatizado as novas habilidades que são exigidas na atualidade para o exercício profissional nos diversos espaços ocupacionais, elaborando um memorial do processo de institunalização do serviço social de Assistência Social no Brasil, em destaque aos cenários político, econômico e social, de cada momento histórico, sustentadores das correlações de forças, que conduziram o processo até a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social,Lei n° 8.742 de 7 de dezembro de 1993, a Política Nacional de Assistência Social, de 2004 e a Tipificação Nacional dos Serviços Sócia assistenciais, de 2009. Trata-se de um tema de total importância, por abordar questões que dizem respeito à reprodução da vida de toda a sociedade, não obstante a classe social.

Neste trabalho, o Estado é entendido como uma construção sócio histórica, resultante dos conflitos de interesses, materializando-se como organização jurídico-política da esfera pública, que deve ter seu foco no bem comum e na proteção dos direitos dos cidadãos.

A expressão Serviço Social foi usada pela primeira vez em 1904 nos Estados Unidos. Os agentes sociais, executores da prática da assistência social, profissionalizaram-se com ênfase na prestação de serviços, denominado Serviço Social. Na Europa e Estados Unidos o surgimento do Serviço Social esteve atrelado ao contexto da Revolução Industrial, surgimento e ascensão do capitalismo industrial, entre os séculos XVIII e XIX. Diante das consequências sociais impostas por este sistema aos trabalhadores, surgem as práticas assistenciais que serviram como mecanismos de consolidação da hegemonia capitalista. No Brasil, a profissão de Serviço Social foi regulamentada no ano de 1957, suas primeiras escolas surgiram a partir de 1936 no contexto da industrialização e da exploração de operários, ligada a igreja, de caráter beneficente e caritativo.

2- Desenvolvimento.

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as diversidades sociais. Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social, trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente. Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão: Hospitais, Escolas, Redes, de serviços e sociais do governo, centros de convivência, administrações municipais ,estaduais e federais ,serviços de proteção judiciária, conselhos de direitos e de gestão movimentos sociais. A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social e seus respectivos Conselhos Regionais ,regularmente são realizados concursos para assistente social para o preenchimento de vagas de emprego em administrações públicas.

Surgiu na década de 30, com a nova visão de sociedade assistencialista, foram formados os primeiros grupos de mulheres designadas a serem assistentes sociais, para fazer o intercâmbio entre as necessidades da população e o governo, muito foi o apoio da Igreja católica nesse acontecimento.

As escolas de formação começaram a existir em 1936, mas a profissão só foi regulamentada em 1957. Atualmente a lei que regulamenta esta profissão é a 8.662 de 1993. O processo de re conceituação gestado pelo serviço social desde a década de 1960, permitiu a profissão enfrentar a formação tecnocrática conservadora e construiu coletivamente um projeto ético politico profissional expresso no currículo mínimo de 1982 e nas diretrizes curriculares de 1996 e no código de ética de 11986 e 1993,nas quais as políticas sociais e os direitos estão presentes como uma importante mediação para a construção de uma nova sociabilidade.

O exercício da profissão de Serviço Social requer formação universitária com duração de 04 anos e inscrição nos Conselhos Regionais constituídos em todos os estados da federação. E exige de seus profissionais, formação teórica, técnica, ética e politica, o assistente social zela pelo cumprimento de princípios fundamentais previsto no código de ética profissional.

Serve como forma de garantir a consecução dos objetivos do Curso de Serviço Social, almeja-se uma formação respaldada em bases teóricas e práticas capazes de compreender o fenômeno socioeducativo na sua diversidade e complexidade, e para isso, a Instituição tem como missão, a preocupação com o ensino de qualidade que oferece à sociedade, contando com corpo docente de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com