TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Dos Processos De Institucionalização Do Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Memorial Dos Processos De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução:

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a origem histórica da profissão (Serviço Social), analisar os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão.

2. Desenvolvimento:

O Serviço Social é uma profissão de curso superior, cujo objeto de intervenção é as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, Antropologia e Ética. É uma profissão de caráter sócio político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

A profissão surge no final do século XIX, em 1998, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, com a ascensão da sociedade burguesa; com o aparecimento das classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma a classe dominante exerceria certo controle sobre os proletários. No momento não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Podemos dizer que a primeira localização do serviço social como profissão situa-se no processo de reprodução das relações sociais, sendo entendido nesse primeiro momento como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora.

O Serviço Social atua nas expressões da questão social para relativização da problemática social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com