TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercadologia

Seminário: Mercadologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Seminário  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

Ana Maria é proprietária de um centro de atividades esportivas para pessoas de todas as idades, situado num bairro de classe média alta em sua cidade. O centro, que funciona a 15 anos numa bela casa dispõe de duas piscinas, salas de ginástica, musculação e vestiário.

Nos últimos meses, Ana Maria vem percebendo uma redução significativa no seu faturamento e acredita que a ocorrência desse fato se deve ao aumento dos concorrentes. Há cerca de um ano, dois centros esportivos foram abertos próximos ao seu, com estruturas mais modernas, novos tipos de atividades, concorrência acirrada de preços, o que vem resultando na perda de clientes.

Diante dos problemas enfrentados, ela resolveu procurar o Sebrae que a orientou a realizar o Plano de Marketing de sua empresa. Até então, sua única ação dessa natureza havia sido a divulgação através de panfletos.

A partir da orientação recebida, a empresária concluiu que seriam necessários outros métodos para conquistar seus clientes além da distribuição de propaganda impressa.

Verificou que seria importante começar o seu plano analisando os principais fatores do planejamento de marketing citados no manual e que influenciam diretamente no seu negócio. Desta forma Ana Maria realizou a Analise de Ambiente e constatou:

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, ela verificou que as pessoas estão mais otimistas com relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preços e, por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que se traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais benefícios.

Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/1947E3304928A275032571FE00630FB1/$File/NT000B4E62.pdf

Com base no caso da Ana Maria, chegou o momento da definição das estratégias de marketing. Entre os principais aspectos Ana Maria decidiu oferecer:

Descontos na indicação de amigos e parentes;

Pacotes personalizados de acordo com as necessidades dos clientes;

Descontos para pagamentos semestrais ou anuais;

Avaliações gratuitas da condição física por tempo determinado.

Os aspectos acima descritos referem-se a qual elemento do marketing mix?

Resposta Selecionada:

Resposta Correta:

Preço

Feedback da resposta: Pensar nas estratégias de marketing, é pensar em termos das estratégias de Produto (já delimitado anteriormente em relação aos problemas que resolve do público alvo e sua diferenciação), Preço (o valor mais adequado entre as possibilidades de aquisição dos consumidores e a rentabilidade da empres, Praça (as formas mais adequadas de fazer com que o produto chegue nas mãos do consumidor) e Promoção (as estratégias usadas para tornar o produto conhecido no mercado). Cabe lembrar que as estratégias de marketing mix devem estar de acordo com os estudos anteriores apresentados no plano de marketing.

* Produto: Variedade de produtos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com