TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos relacionados à disciplina de Mercadologia

Tese: Aspectos relacionados à disciplina de Mercadologia. Pesquise 812.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Promoção à Saúde e na equipe que ali atua grandes aliados. Além dos especialistas que atuam no setor (médico do trabalho, dentista, endocrinologista, psicólogo, nutricionista, dermatologista e fisioterapeutas), a empresa oferece o benefício de subsídio de medicações, com versões diferenciadas tanto para doenças crônicas, quanto para a enfermidade/lesão que gerou o afastamento. Para esses grupos (doentes crônicos e afastados), a equipe realiza acompanhamento periódico para avaliar a aderência e os resultados do tratamento, identificando oportunidades de atuação e orientação.

O Grupo Boticário valoriza um ambiente de trabalho amistoso, que respeita as diferenças e reconhece os talentos e a interação, e que estimula o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A organização adota a prática de realizar pesquisas junto ao público interno. Por meio delas, são avaliadas a retenção do conteúdo de comunicação e a satisfação com os eventos, além dos serviços internos oferecidos. A valorização dos colaboradores tem início na política de captação e retenção de pessoas. Na intranet do Grupo Boticário, é feita a divulgação das vagas de trabalho internas, que podem ser acessadas por todos.

Algumas das principais ações de qualificação dos colaboradores são realizadas pela universidade Corporativa do Grupo Boticário – em apenas 13 meses de funcionamento, já apresenta resultados que garantem a viabilidade econômica dos investimentos aplicados nesse período. As seis Escolas da universidade oferecem diversas oportunidades para o desenvolvimento das competências e para a aprendizagem contínua.

2. Aspectos relacionados à disciplina de Mercadologia.

Tendo em vista que o objetivo desse estudo é o de identificar a imagem organizacional do “O Boticário” e levando em conta que a empresa é praticamente conhecida de todos, optou-se por trabalhar junto ao seu público externo, tendo como público-alvo a população de uma maneira geral. Para ser mais específico e trazer melhores resultados, a pesquisa buscou se focar em potenciais clientes. Para elementos da pesquisa, foram selecionados indivíduos de diferentes perfis procurando variar a idade, sexo, origem, cor e renda dos entrevistados. A amostra deve ser representativa do público-alvo e realizada com indivíduos de perfil variados com o objetivo de obter visões diferenciadas da empresa.

Respeito ao consumidor é uma das grandes preocupações do Grupo Boticário. A transparência e a qualidade foram fundamentais na consolidação da empresa de consumo. O Boticário, caracterizando uma relação de respeito e admiração. As necessidades dos consumidores, levantadas por meio de pesquisas e também do entendimento do mercado, são levadas em consideração no desenvolvimento e aprimoramento de produtos e embalagens. A Ouvidoria é um canal que pode ser utilizado por todos os públicos que se relacionam com O Boticário. O objetivo é identificar riscos, oportunidades e corrigir práticas que não estejam alinhadas aos valores da marca. As manifestações são recebidas por uma estrutura especializada que mantém o sigilo e a confidencialidade das informações, que podem ser identificadas ou anônimas.

Para atender os consumidores de forma mais eficiente, o Boticário também está conectado à internet, monitorando espaços virtuais como Blogs e Redes Sociais, a fim de dialogar com os internautas e promover sua confiança na marca. Todas as informações colhidas pelo CRC ou pela internet influenciam em ações para a melhoria contínua do atendimento.

Periodicamente, O Boticário faz pesquisas de opinião sobre seus produtos e também ouve a opinião de grupos de referência de diversas faixas etárias. Mais que uma ferramenta para o negócio, as pesquisas promovem o livre pensar, a diversidade de opiniões e a liberdade do consumidor em se manifestar sobre o que deseja consumir.

Respeito ao consumidor é um dos mais importantes valores de O Boticário. Acreditamos que respeitar é oferecer produtos e serviços de qualidade, e ao mesmo tempo promover o bem-estar das pessoas e o cuidado com meio ambiente.

4. Aspectos relacionados à disciplina de Contabilidade.

De uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, em 1977, para a liderança, O Boticário cresceu com base na qualidade dos produtos e dois anos depois da primeira loja a rede inaugurou o segundo ponto de venda no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na mesma região. “As pessoas que passavam pelo aeroporto compravam os produtos para presentear ou revender. Esse foi o primeiro passo para a abertura da primeira franquia, em Brasília, em 1980”,explica Osvaldo Moscon, Gerente Executivo de Canais de Vendas de O Boticário, em entrevista ao site

Mesmo diante de um cenário positivo, os franqueados de O Boticário recebem orientações e compõem o quadro de investimento da rede. “Por mais que a marca seja consolidada e forte, é preciso muitos outros investimentos dos dois lados tanto do franqueado quanto da franqueadora. Não é apenas o modelo de negócios que esta em alta. O que faz a diferença é a profissionalização, a empatia e a determinação”, garante o Gerente Executivo de Canais de Vendas de O Boticário.

Ao final de 2012, o Grupo e suas unidades de negócio empregavam 3.881 colaboradores (1.293 homens e 2.588 mulheres), dos quais 2.007 estavam na planta de São José dos Pinhais/PR e os demais distribuídos nos escritórios de Curitiba/PR e São Paulo/SP, e no Centro de Distribuição de Registro/SP.

A unidade de negócio O Boticário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com