TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micrieconomia E Fisiocracia

Artigo: Micrieconomia E Fisiocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE MICROECONOMIA

Pode-se conceituar como microeconomia, que seria um estudo das empresas e individuo que eleva a consumir, assim com toda uma análise de preço no mercado, ou uma decisão de preço a quantidade Para isso são inúmeras etapas e estudos, como alguns deles, salário, demanda custo e produção.

Para as empresas será sempre necessário o estudo da microeconomia, nisso sertã obtido bons resultados se destacando ao redor de seus concorrentes e consumidore4s que adquirem o mesmo produto.

O CONCEITO DO MERCANTILISMO

O mercantilismo é o nome dado a um conjunto de práticas econômicas, desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do Século XVIII. O Mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na Economia. Constituiu em uma série de medidas tendentes a unificar o mercado interno e teve como finalidade a formação de fortes Estados Nacionais. É possível distinguir três modelos principais. Balança Comercial Favorável, Pacto Colonial e Protecionismo.

O Estado desempenha um papel intervencionista na economia implantando novas indústrias protegidas pelo aumento dos direitos alfandegários sobre a importação controlando o consumo interno de determinados produtos, melhorando a infra estrutura e promovendo a colonização de novos territórios. A forte regulamenta ação da economia pelo mercantilismo será contestada na segunda metade do século XVIII por François Qresnar e pelo movimento dos fisiocratas.

O Mercantilismo é um conjunto de idéias econômicas que considera a prosperidade de uma nação ou estado que adquire um papel primordial no desenvolvimento da riqueza nacional, ao adotar políticas sprotecionistas e em particular estabelecendo barreiras tarifárias e medidas de apoio a exportação.

O CONCEITO DE FISIOCRACIA

A Fisiocracia advinda da chamada escola Fisiocrática, surgiu no século XVIII e é considerada a primeira escola da economia científica. Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um organismo regido por leis intrínsecas sendo ela assim, cientificamente relevante.

Contudo os fisiocratas não levam a cabo essa analogia com a natureza física do mundo. Acreditam que, ao contrariar as leis da natureza, que não podem ser quebradas, as sociedades podem distanciar-se da ordem natural que deveria reger os sistemas econômicos. Assim, o discurso fisiocrata aponta para um teórico ápice natural de economia, onde quem se opõe ele fatalmente cairá em erro.

Basearam-se na economia agrária, identificando na terra a fonte única de riqueza: uma semente é capaz de gerar mil, os recursos nela se reproduzem. A comparação entre agricultura capitalista e a agricultura camponesa corrobora com a visão dos fisiocratas que enxergavam na agricultura camponesa um atraso ao fim, visto que, os arrendatários capitalistas consegui9am maiores índices de produção.

Para os Fisiocratas a tarefa histórica do capitalismo consiste numa ampliação por ele tornada possível do excedente. Defina-se excedente: Parte da riqueza produzida que excede a consumida ao longo do processo produtivo e trabalho produtivo era o capaz de produzir excedente, temos então a partir da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com