TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Resenha: Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Resenha  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Trata-se este trabalho do segundo passo para a elaboração e conclusão do Desafio final proposto na ATPS.

Nesta etapa, será apresentado um Relatório onde será definido conceito de Microeconomia, sendo: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, Microeconomia: Teoria de Firma.

RELATORIO

Apos conceituarmos que a economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas, devemos enfatizar a importância da Microeconomia neste contexto.

A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço.

Na microeconomia, tem como principio o estudo do funcionamento da oferta e da procura na formação do preço.

Podemos dividi-la em três teorias:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

Conforme já exposto, a Microeconomia tem como principal característica a formação de preço através da demanda e oferta, e para um melhor entendimento, conceituaremos ambos:

• Demanda : significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

A quantidade demandada depende de diversas variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.

• Oferta : é uma denominação genérica para indicar o que é disponibilizado ao mercado, independente de sua natureza , sendo utilizada para substituir a expressão , produto ou serviço e também englobar os outros elementos que são objeto das ações de marketing.

É clara a relação entre a demanda e a oferta, ou seja, a primeira sempre influencia a segunda.

Quando falamos em Lei da Oferta e da Procura, devemos ressaltar que esta busca equilibrar a procura e a oferta de um bem ou serviços no mercado, deste modo, a oferta é o produto disponível e a procura é justamente o interesse, do consumidor, no produto ofertado.

Nesta situação, acrescenta-se que a oferta dependerá do preço e do volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com