TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia

Casos: Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  2.376 Visualizações

Página 1 de 6

Exercícios

1 – Utilize a tabela 1, que mostra o benefício e o custo marginal social de um determinado bem, para responder as seguintes questões:

a) se não existir externalidades, quantas unidades do bem um mercado competitivo irá produzir? Quantas unidades devem ser produzidas se o objetivo é maximizar o benefício líquido social? De quanto é esse montante?

b) suponha agora que haja externalidades e que os compradores obtenham somente metade do benefício ao consumir o bem. Quantas unidades seriam produzidas? Quantas deveriam ser produzidas? De quanto deve ser a taxa ou subsídio para corrigir a falha de mercado?

c) se agora houver externalidades e se sobre os produtores recair a metade dos custos, quantas uni-dades seriam produzidas? Quantas deveriam ser produzidas? Que taxa ou subsídio corrigiria a falha de mercado?

d) responda qual tipo de externalidades recai sobre os consumidores e sobre os produtores.

Tabela 1: Quantidades produzidas, valor monetário do Benefício e do Custo Marginal Social

Quantidade 1 2 3 4 5 6 7

BMgS ($) 20 18 16 14 12 10 8

CMgS ($) 4 6 8 10 12 14 16

2 – Os bens públicos são ao mesmo tempo não-rivais e não-exclusivos. Explique cada um destes termos, apresentando de que maneira eles são diferentes entre si. Responda ainda quando um bem público é ofertado eficientemente.

3 – Responda o que são externalidades e diga qual das seguintes alternativas abaixo não envolve uma externalidade e explique o porque: a) a manutenção do equipamento de segurança de um carro; b) ligar o rádio em alto volume em uma praia deserta; c) queimar carvão em uma fábrica com alto teor de enxofre para produzir energia elétrica; d) tomar uma vacina contra poliomielite.

4 – Suponha que haja três grupos de consumidores em uma certa comunidade. As respectivas curvas de demanda por televisão estatal de cada grupo de consumidores são dadas pelas seguintes funções: V1= $ 150 - T; V2 = $ 200 - 2T; V3=$250 - T; onde V representa o valor monetário atribuído ao bem e T o tempo em horas de programação. Supondo que a tv estatal seja um bem público puro, e que possa ser produzido a um custo marginal constante e igual a $ 200 por hora, determine:

a) qual seria o número de horas eficiente de transmissão para a televisão estatal?

b) qual o número de horas transmitidas pela tv estatal que um mercado competitivo privado produziria?

5 – Sabendo que o custo marginal de fornecer um certo bem público seja dado por CMg = 10 + 2q e que as demandas pelo bem público sejam dadas por qA = 50 - ½p e qB = 25 - p, encontre a quantida-de de ótimo social para esse bem público e responda por que essa solução, na prática, é de difícil concretização.

6 – O gráfico abaixo mostra a demanda e oferta de um bem cuja produção envolve a poluição do ar. Devido à poluição impor custos a todos, o CMgS da poluição ao público será superior em $ 4,0 por unidade produzida em relação ao CMgP que representa o custo marginal dos produtores do bem, determine:

a) quantas unidades o mercado irá produzir nessa situação? Qual o preço de venda? quantas unidades deveria ser produzidas para se obter o nível ótimo de produção?

b) explique os resultados encontrados na alternativa acima

c) se o governo deseje corrigir essa situação, quanto seria ser o imposto ou subsídio dado aos produtores.

d) explique o que aconteceria com o CMgS da sociedade na alternativa acima.

Respostas dos Exercícios

1. a) Q =5 e o P =12, pois quando não há externalidades BMgP = BMgS e CMgP = CMgS; sendo que o equilíbrio ocorre quando BMgP = CMgP. Isso maximizará o benefício social líquido de produzir o bem, que é igual a $ 40 (diferença entre o somatório de BMgS e CMgS da primeira até a quinta unidade); b) Se o benefício privado cair pela metade (BMgP = ½ BMgS), mas o CMgP permanecer o mesmo, então serão produzidas só 3 unidades ao preço de $ 8,0 (BMgS = CMgS). Essa falha de mercado poderá ser corrigida com um subsídio de $ 6,0 por unidade. Assim, seriam produzidas 5 unidades, o comprador pagaria $ 6,0, mas o produtor receberia $ 12 por unidade; c) Se o custo privado cair pela a metade (CMgP = ½ CMgS), mas o BMgS permanecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com