TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento e análise

Por:   •  2/9/2015  •  Dissertação  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

Texto sobre a temática do Monitoramento e Avalição: A importância do Monitoramento e da Avaliação nos Programas Sociais:

Com as pesquisas realizadas foi possível adquirir o conhecimento e a reflexão da importância do monitoramento e da avaliação para os projetos, programas e ações ofertados pelas políticas sociais do Brasil.

O processo de monitoramento e avaliação consiste em realizar coleta, análise e resultados de dados.

Para que se possa definir o fracasso ou o sucesso de um projeto social ou programa social é necessário um bom sistema de monitoramento e avaliação, onde são levantados e analisados os dados, resultados obtidos e/ou metas alcançadas pelo projeto elaborado.

Embora o monitoramento e a avaliação estejam correlacionados, são diferentes na hora da execução, sendo que no monitoramento a quantidade de observações e coleta de dados é significativamente maior do que na avaliação. E, também a avaliação ocorre de forma esporádica, enquanto que o monitoramento é uma ação executada com maior frequência.

No monitoramento é realizado um acompanhamento contínuo, diário, por parte dos gestores e gerentes, no que diz respeito ao desenvolvimento dos programas e políticas, com seus objetivos e metas. Sua função é essencial na gestão dos programas, seu dever é fornecer todos os dados e informações relativos aos programas para seus gestores, proporcionando a possibilidade de corrigir ou melhorar no que for necessário para a operacionalização. Através de indicadoresconstantemente produzidos, com embasamento em distintas fontes de dados, que os gestores obtêm informações sobre o desempenho de programas, podendo assim medir se os objetivos e metas estão sendo alcançados.

A avaliação é realizada através de estudos específicos que buscam avaliar aspectos como:eficácia, eficiência, relevância,efetividade, impactos, resultados, ou se há sustentabilidade nos programas e políticas, conformeao que ficoudeterminado em seus objetivos. Tal objetivo é aperfeiçoar as atividades em movimento e oferecerinformações para o planejamento, a programaçãoe adotar a tomada de decisões que se fizer necessária.

Através do monitoramento e avaliação será possível desde o início e após a formulação,acompanhar, analisar e avaliar as ações, programas e projetos sociais, e, com isso, será possível fazer correções em falhas e melhorar o desempenho.

Então um projeto social para ser bom, eficaz, e trazer resultados positivos, tanto quantitativos, como qualitativos é inerente que haja um sistema de monitoramento e avaliação.

Tema do Projeto Social:Resgate a crianças e adolescentes através do Esporte

Público Alvo:crianças e adolescentes carentes e em situação de risco pessoal e social

Objetivo Geral: Fazer um trabalho de resgate a crianças e adolescentes em situações de rua.

Objetivos específicos:Retirar crianças e adolescentes das ruas; buscar desenvolver a formação social; inclusão social; trabalhar a auto estima e desenvolver o auto conhecimento; prevenir situações de risco; prevenção do uso e tráfico de drogas; proporcionar um a oportunidade de trilhar novos caminhos mudando seu destino com o aprendizado de um esporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com