TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monitoramento em Serviço social

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA:  A atuação do Serviço Social nos trabalhos voltados a pessoa idosa

INTRODUÇÃO:

Para os governos bem como para a sociedade civil a vida da pessoa idosa se torna um grande desafio, estes devem preocupar-se em assegurar os seus direitos e a aplicação das políticas públicas garantido um envelhecimento saudável e com dignidade.

O Serviço Social com suas atividades tem como objetivo estimular e sensibilizar a pessoa idosa na busca de novos aprendizados, potencializando os seus conhecimentos e suas novas experiências o que favorece a troca de conhecimentos e a formação de uma consciência crítica, ativa e participativa na sociedade.

A presente pesquisa visa abordar sobre a pessoa idosa no seu processo natural de vida a qual vem aumentando na expectativa de vida e nessa fase ocorrem grandes mudanças relacionadas à estrutura familiar, o desligamento das relações de trabalho, saúde entre outros.

JUSTIFICATIVA:

Nos dias atuais o crescimento da população idosa é uma realidade mundial, trazendo consigo conquistas na área da medicina, e outros fatores que proporcionam uma vida mais longa e saudável, apresentando juntamente desafios para sociedade em relação algumas estruturas das políticas sociais que são voltadas importantemente para o atendimento deste público em crescimento.

[pic 1]

Podemos observar nos dados do IBGE que a população idosa brasileira vem crescendo gradativamente ao longo dos anos:

O crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial e está ocorrendo a um nível sem precedentes. Em 1950, eram cerca de 204 milhões de idosos no mundo e, já em 1998, quase cinco décadas depois, este contingente alcançava 579 milhões de pessoas, um crescimento de quase 8 milhões de pessoas idosas por ano. As projeções indicam que, em 2050, a população idosa será de 1900 milhões de pessoas, montante equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade (IBGE, 2000, p. 247).

Este processo integra as transições de mudanças demográficas onde com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade a “pirâmide populacional” se inverte, integra também a mudança econômico-social exigindo da família o amparo, novos arranjos sociais e familiares, e ainda a mudança epidemiológica onde o avanço da medicina interfere na qualidade de vida destas pessoas aumentando a idade populacional.

O profissional do Serviço Social atua com um caráter sócio educativo nessa área, proporcionando nas atividades desenvolvidas o contato com Estatuto do Idoso e a reflexão sobre o envelhecimento com as mudanças que ocorrem na sociedade, pois eles permanecem fazendo parte da mesma.

Estas intervenções educativas contribui no incentivo e na qualidade de vida, incentivando e valorizando a capacidade de sonhar, de criar, de ter vontades, pois estes também necessitam viver com sentido de que fazem parte da sociedade com igualdade de importância e direitos, rompendo as barreiras da exclusão social.

REFERÊNCIAS

ENVELHECIMENTO, Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e, MINISTÉRIO DA SAÚDE, Séries Pactos pela Saúde 2006, v12, Brasília 2010.

FORMAÇÃO em Serviço Social, política social e o fenômeno do envelhecimento. In.: . Acesso em 15 set. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com