TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Serviço Social e Movimentos Sociais: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Por:   •  7/12/2017  •  Monografia  •  28.976 Palavras (116 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 116

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA BEATRIZ MARTINS SILVA

A RELAÇÃO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

São Luís – Ma

2017

ANA BEATRIZ MARTINS SILVA[pic 2]

A RELAÇÃO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Serviço Social Universidade Federal do Maranhão como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.

Orientadora: Profª. Drª Silvane Magali Vale Nascimento

São Luís – Ma

2017

[pic 3]

     

      Silva, Ana Beatriz Martins.

 A relação Serviço Social e Movimentos Sociais: o trabalho do assistente social no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)/ Ana Beatriz Martins Silva. – 2017.

90f.

Orientadora: Silvane Magali Vale Nascimento

Monografia (Graduação) - Curso de Serviço Social,

Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.

  1. Movimentos Sociais. 2. Questão Agrária. 3. Movimentos Sociais do Campo. 4. Serviço Social. I.Nascimento, Silvane Magali Vale. II. Título.

ANA BEATRIZ MARTINS SILVA[pic 4]

A RELAÇÃO SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS: o exercício político profissional do assistente social nos movimentos sociais na cena contemporânea.

Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao Curso de Serviço Social Universidade Federal do Maranhão como requisito para a obtenção do Título de Bacharel em Serviço Social.

Aprovada em: _____/_____/_____

BANCA EXAMINADORA:

_____________________________________________

Silvane Magali Vale Nascimento (Orientadora)

Doutora em Políticas Públicas

Universidade Federal do Maranhão

_______________________________________________

1° Examinador

Universidade Federal do Maranhão

_______________________________________________

2° Examinador

Universidade Federal do Maranhão

[pic 5]

Dedico este trabalho aos meus pais, Ana Cristina Martins Silva e Marcos Aurélio Marques Silva, por todo amor e confiança depositados em mim ao longo da minha vida.

AGRADECIMENTOS[pic 6]

Primeiramente agradecer a Deus e à Virgem Maria, por estarem sempre comigo me dando força, coragem, inteligência e perseverança nesse processo, que não foi fácil, mas que pude superar todas as dificuldades que apareceram ao longo do caminho.

A minha família, meus pais Ana Cristina Martins e Marcos Aurélio Marques Silva, que sempre me apoiaram em todas as decisões de minha vida e me incentivavam quando as dificuldades eram grandes. Ao meu irmão Marcos Aurélio Junior, que sempre me incentivou na busca pelo conhecimento e crescimento enquanto aluna e futura profissional.

Ao meu noivo, Fabio Rabelo por todo apoio, carinho e paciência ao longo desse percurso.

Às minhas amigas, Luzinete Frazão, Emanuelle Pinheiro, Luma Rocha, Ana Karenina, Jocilene Azevedo e Katherinne Duarte, que foram fundamentais nos momentos de dúvidas e questionamentos acerca do tema, como também na confiança da minha capacidade.

À professora Silvane Magali Vale Nascimento, pela orientação e confiança depositados.

As assistentes sociais do MST - MA, em especial a Zaira Sabry Azar, pela disponibilidade em colaborar com este trabalho.

A todo o corpo docente do curso de Serviço Social desta Universidade, que contribuíram de forma exitosa em minha formação e pela dedicação em sala de aula e fora dela no intuito de formar profissionais comprometidos com o Projeto Ético-político da profissão.

Enfim, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que este trabalho chegasse ao fim.

[pic 7]

Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos.

Salmos 138, 1 – 3

RESUMO[pic 8]

O presente estudo versa sobre a relação Serviço Social e Movimentos Sociais tendo por objetivo embasar esse debate dando enfoque ao trabalho do assistente social nas organizações da classe trabalhadora, particularizando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) enquanto organização de caráter político e que representa um dos maiores símbolos da luta social dos trabalhadores nas ultimas décadas no Brasil. Procura-se compreender como a profissão vem estabelecendo essa aproximação: se o tema é tratado com prioridade na agenda da profissão, a influência que o exercício profissional do assistente social exerce sobre os movimentos sociais através das dimensões política e pedagógica e destacar as conquistas e desafios enfrentados pelos assistentes sociais ao longo dessa relação. Investiga-se essa relação a partir dos anos 1990 mediante a expansão do capital mundializado no campo na década de 1970 e como essa expansão contribuiu para o acirramento da questão agrária no Brasil e Maranhão, refletindo na formação de diversos movimentos organizados pela classe trabalhadora no campo. Na análise do Serviço Social, considera-se o debate sobre a relação Serviço Social e Movimentos Sociais no contexto de afirmação do projeto ético-político profissional no Brasil, particularizando a análise dessa relação destacando o trabalho do assistente social no MST e as formas de inserção e prática no movimento, que são orientadas pela perspectiva do fortalecimento da luta dos trabalhadores camponeses no processo pela garantia de direitos, bem como as motivações que levaram esses profissionais a estarem inseridos no movimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (199.8 Kb)   pdf (842.7 Kb)   docx (617.4 Kb)  
Continuar por mais 115 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com