TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentos LGBT - Leao Do Norte - PE

Artigo: Movimentos LGBT - Leao Do Norte - PE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 4

MOVIMENTO LEÕES DO NORTE

Eram um grupo de militantes de estudantes, onde welington relata ao grupo que, tudo começou na época da escola pois eles eram militantes de movimentos estudantis, do grêmio da escola e sempre foram a frente de seu tempo pois, segundo ele eram revolucionários, onde o líder desse grêmio era shiita. Junto com o grêmio estudantil, participava o Sergio que era de um movimento social ligado e igreja que era ligado a Dom Helder câmara e ligado ao PT.

Daí eles sentiram a necessidade de participar no movimento homossexual, onde na campanha de 2000, quando Altino foi candidato e apareceu a oportunidade de se discutir um projeto de lei para acabar com a descriminação de homossexuais. A questão da pauta foi discutida com esse candidato petista (PT), com a oportunidade de se discutir a criação de uma lei para combate a homofobia.

Esse grupo sentiu a necessidade de participar de um movimento para combater e dar punição a quem fizer descriminação dentro das empresas de serviço publico e privado contra o homossexual. Perceberam que precisava desse movimento para lutar pelos direitos, na época existia dois grupos o “Amor” e “canteiro Com” que não eram muito atuantes pois os grupos que existiam na época nem mesmo os conheciam.

O nome do movimento “Leões do norte” é uma homenagem ao estado de Pernambuco, pois queriam um referencial no nome para que quando alguém pensasse no movimento LGBT em Pernambuco lembrasse do leões do Norte. O movimento foi criado no dia 08 de dezembro do ano de 2001, por alguns militantes, chamados Sergio, Welligton e Marcone que eram os lideres na época. Atualmente o Leoes do norte não tem separação de quem está na liderança, porem foi observado que welligton e marcone estão a frente do movimento.

A principal bandeira de luta usada por esse movimento é a lei PL122. Que é Projeto de lei da Câmara 122 de 2006, denominado no Senado como PLC 122/2006 e popularmente conhecido como PL 122, é um Projeto de Lei brasileira apresentado pela então deputada Berandi (PT - SP). O projeto de lei tem por objetivo criminalizar a homofobia no país e encontra-se na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal do Brasil, sob relatoria da Senadora Marta Suplicy (PT -SP).

Com o tempo foram realizadas conquistas gradativas, como por exemplo a adoção, Conseguiu mudar o conceito das famílias, conseguiu aprovar leis no senado, conseguiu diminuir o preconceito e mostrar que os homossexuais não é só um corpo que faz sexo, é uma pessoa que tem sentimentos e que merece respeito. Mostraram que o movimento era de pessoas que queriam extinguir o preconceito, que este preconceito não era só por questões de diferente religião é uma coisa que ultrapassa limites de respeito, interfere na vida pessoal das pessoas, pois intimida, causa vergonha, há pessoas que chegam até a sair de seus empregos por conta de preconceitos sofridos. Uma conquista muito importante foi no Conselho nacional de justiça, onde os cartórios já podem registrar a união de pessoas do mesmo sexo, porém isso não é lei.

Uma conquista dos movimentos LGBT em geral foi a de conseguir abrir espaço para homossexualidade na Tv nas novelas, vemos o homossexual hoje na TV como eles são que pode ser bondosa, mal caráter, divertida, chatas enfim hoje já podemos ver isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com