TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento LGBT

Por:   •  28/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Este trabalho tem como finalidade mostrar para as pessoas sobre o movimento lgbt e toda a trajetória desse movimento no Brasil, a maioria da sociedade infelizmente ainda age com preconceito em relação a essas pessoas, por outro lado também existem pessoas que ajudam e apoiam no movimento e para isso não precisam ser homossexuais, mas a realidade é que muitos não sabem o que pessoas passaram para chegar até aqui, toda a luta que aconteceu no passado para que nós pudéssemos ter a liberdade de expressão que temos hoje, não sabem todo o sofrimento que precisou acontecer para que atualmente a classe lgbt possa lutar pelos seus direitos e ser vista como pessoas, pessoas que estão inclusas em nossa sociedade.

Introdução

O movimento LGBT serve para dar visibilidade, lutar pelos direitos do grupo no país e principalmente lutar contra violência, preconceito, exclusão social, etc. O primeiro movimento teve origem em Nova York, no dia 28 de junho 1969 quando gays que estavam no bar Stonewall rebelaram contra a perseguição feita por policiais dai em diante lançaria as bases para o movimento pelos direitos LGBT nos Estados Unidos e no mundo. No Brasil o movimento começou a partir de reuniões em espaços sociais, como bares e clubes nos anos 1970, em plena ditadura. Em 1997, a Parada tomou corpo e teve sua primeira edição. Nas duas décadas que nos separam da primeira edição do evento, a popularização da internet, das redes sociais e o fortalecimento de associações de ativismo ajudou a tirar várias bandeiras do movimento LGBT do papel. Eles obtiveram vitórias sociais, políticas e jurídicas significativas. As leis, entretanto, ainda têm muito para avançar.

A classe lgbt e algumas dessas

Pessoas que marcaram a humanidade

Primeiramente, o significado da sigla LGBT ou LGBTTT é basicamente, Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Estes consistem em diferentes tipos de orientações sexuais.

Cada orientação tem o seu significado, não são todas estas pessoas iguais nesse sentido. Tais mulheres que sentem atração afetiva e/ou sexual por outra mulher são consideradas lésbicas, existiram no passado muitas destas mulheres que fizeram história, Rita Mae Brown é um exemplo que está entre elas, foi autora de uma das novelas mais importantes com tema lésbico e também lutou para que o movimento feminista aceitasse lésbicas. Pessoas que se sentem atraída por outras do mesmo sexo são chamadas de gays, Harvey Milk, foi um grande ativista que lutou a favor do direito os homossexuais, ele se impôs em uma sociedade conservadora e se tornou o primeiro gay assumido a vencer as eleições nos Estados Unidos. Bissexuais, são as pessoas que sentem atração pelos dois sexos, Frida Kahlo, uma mulher que representou e representa, com um apelo forte junto às novas gerações, a lealdade em relação à própria essência e verdade – e a desrespeito de todas as dificuldades por ela vividas – que serve de estimulo para muita gente. Um homossexual que se veste e que se conduz como o sexo oposto é chamado travesti, a brasileira chamada Angela Lopes, foi uma das mulheres que lutou contra a exclusão social, sua emocionante história de vida serviu e serve como exemplo para muitas pessoas que sofrem com isso. Os transexuais são o contrario dos travestis, pois um individuo transexual é aquele que tem uma identidade de gênero oposta aquela de seu nascimento, homens e mulheres transexuais não só se vestem do sexo oposto mas também consomem hormônios, fazem cirurgia para mudar sua sexualidade, são basicamente mulheres presa em um corpo de homem, ou vice versa. E por ultimo e não menos importante temos os transgêneros, são aqueles que se identificam com um gênero diferente daquele que corresponde ao seu sexo atribuído no momento do nascimento, ou seja, quem é transgênero normalmente tem a sensação de estar no corpo errado, sofrendo um desconforto constante em relação ao próprio sexo.

Podemos ver que independente de sua orientação sexual uma pessoa pode sim fazer a diferença na sociedade, pode se tornar quem ela quiser, porém precisa estar preparada para diferentes opiniões, a sociedade infelizmente ainda é ignorante, ainda existem muitas pessoas que agem com preconceito, pessoas que contribuem para a exclusão social de outras pessoas, algo que não deveria mais existir em pleno século XXI.  

O que é o Movimento LGBT

O chamado movimento LGBT é quando pessoas, principalmente os homossexuais se unem para lutar pelos direitos da classe LGBT e contra violência, preconceito etc. É difícil afirmar quais são as principais pautas do movimento, já que cada país tem um contexto político e social e não há unanimidade nem mesmo dentro do movimento. Apesar disso, algumas pautas no Brasil e no mundo são:

  • Criminalização da homofobia, lesbifobia, bifobia e transfobia;
  • Fim da criminalização da homossexualidade (e consequentemente das punições previstas pelas leis que criminalizam a prática);
  • Reconhecimento da identidade de gênero (que inclui a questão do nome social);
  • Despatologização das identidades trans;
  •  Fim da “cura gay”;
  • Casamento civil igualitário;
  • Permissão de adoção par4a casais homo-afetivos;
  • Laicidade do Estado e o fim da influência da religião na política;
  • Leis e políticas públicas que garantam o fim da discriminação em lugares públicos, como escolas e empresas;
  • Fim da estereotipação da comunidade LGBT na mídia (jornais e entretenimento), assim como real representatividade nela.

A origem

28 de junho de 1969, Stonewall Inn, Greenwich Village, Estados Unidos. A história começa nas primeiras horas da manhã, quando gays, lésbicas, travestis e drag queens enfrentam policiais e iniciam uma rebelião que lançaria as bases para o movimento pelos direitos LGBT nos Estados Unidos e no mundo. O episódio, conhecido como Stonewall Riot (Rebelião de Stonewall), teve duração de seis dias e foi uma resposta às ações arbitrárias da polícia, que rotineiramente promovia batidas e revistas humilhantes em bares gays de Nova Iorque.

Este episódio é considerado o marco zero do movimento LGBT contemporâneo e, por isso, é comemorado mundialmente em 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. Uma data para celebrar vitórias históricas, mas também para relembrar que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Origem do movimento no Brasil

O movimento pelos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil começou a partir de reuniões em espaços sociais, como bares e clubes nos anos 1970, em plena ditadura (1964-1985). Eram nesses espaços que publicações homossexuais circulavam. Elas serviram de referência numa fase inicial de organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com