TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento LGBT

Pesquisas Acadêmicas: Movimento LGBT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  3.219 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

LGBT é um movimento que luta pelos direitos de seus membros, e principalmente contra a homofobia. O movimento carrega muito preconceito consigo, principalmente pelas participações do grupo em paradas gay e etc., porém, o objetivo é conscientizar as pessoas das diferenças, e da importância e respeito entre elas, além da luta pela defesa dos direitos homossexuais. Este trabalho visa esclarecer a importância do movimento LGBT, fazer valer os direitos a esses indivíduos que merecem por parte de todos integrantes do Estado e da sociedade a inclusão social e o reconhecimento dos seus direitos como cidadãos, excluindo qualquer forma de preconceito.

Palavras-Chaves: igualdade, gays, lésbicas, transgêneros, bissexuais, inclusão social, direitos.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

GLS Gays, Lésbicas e Simpatizantes

LGBT Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros

ONGs Organizações Não-Governamentais

OBJETIVOS

O movimento social LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) é um movimento sócio-político-cultural em favor do reconhecimento da diversidade sexual mediante a sociedade, lutando por seus direitos, e principalmente contra a homofobia. Esses grupos realizam reuniões em que seus membros discutem a discriminação aos gays, além de funcionarem como apoio para homossexuais na conquista de sua autoestima, e divulgarem informações para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

Possuem basicamente três objetivos: lutar contra toda forma de homofobia, divulgar informações precisas e positivas a respeito da homossexualidade, conscientizar gays, lésbicas e transexuais sobre a importância de se organizarem para defender seus direitos políticos e de cidadania.

QUEM SÃO OS INTEGRANTES DO LGBT

Homossexuais são aqueles indivíduos que possuem orientação sexual e afetiva por pessoas do mesmo sexo. Gay é uma sigla que caracteriza indivíduos que se relacionam de uma forma afetiva e sexual, e agem a partir de sua preferencia, criando um “estilo de vida”.

Bissexuais são seres que se relacionam sexual e/ou afetivamente com pessoas de qualquer sexo. Há também aqueles que assumem sua sexualidade abertamente, enquanto outros vivem em sua omitem sua opção.

Lésbica é um termo utilizado para designar a homossexualidade feminina.

Trangêneros é um termo que engloba tanto travestis quanto transexuais. É um homem no sentido fisiológico, embora se relacione com os outros como mulher. Transexuais são aqueles que não aceitam o sexo que nascem, possuindo uma identidade de gênero diferente da definida no nascimento

E há também os simpatizantes do movimento, aqueles concordam ou identificam-se com suas causas e ações.

MOVIMENTO LGBT NO BRASIL

Durante a década de 1960, o Brasil enfrentava o período de Ditadura Militar. Era uma época de descontentamento da população, que gerou então os primeiros movimentos de luta e reivindicações contra as transformações ocorridas no campo econômico e social do país.

A partir dos anos 70, a contestação cultural abriu espaços na repressão política. Como ícones da época, podemos citar nomes como Caetano Veloso e Cazuza que influenciaram na crescente oposição ao regime militar, iniciando um movimento homossexual. Assim então, surgiu o Jornal Lampião, principal veículo de comunicação da comunidade homossexual, e a fundação do Grupo Somos de Afirmação Homossexual, primeiro grupo de homossexuais organizados em São Paulo.

Na década de 80 o vírus da Aids surgiu com força. E, embora houvesse discursos conservadores antigays, o movimento ganhava mais visibilidade através da união de homossexuais, grupos ativistas, principalmente de lésbicas e de travestis, diversificando a incorporação de vários sujeitos do movimento. Com o crescimento da identificação e do interesse dos simpatizantes, o movimento que antigamente era conhecido por GLS, passou a ser conhecido por LGBT pelo fato de adquirir outros tipos de orientações sexuais. A partir disso, o termo foi alterado em uma Conferência Nacional, realizada em Brasília.

Campanhas foram lançadas pela legalização do reconhecimento das relações homossexuais, popularizando o termo “h0omofobia”. Com isto, surgiu e consolidaram-se as Paradas do Orgulho LGBT.

ORGANIZAÇÕES NACIONAIS

ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais

ABL – Associação Brasileira de Lésbicas

ABRAGAY – Associação Brasileira de Gays

ANTRA – Associação Nacional de Trangêneros

E-JOVEM – Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados

LBL – Liga Brasileira de Lésbicas

MARCOS IMPORTANTE DA HISTÓRIA INTERNACIONAL

No dia 28 de junho de 1969, um grupo de homossexuais se revoltam contra uma blitz da polícia no bar Stonewall, um dos principais bares gays da época em Nova York, e iniciam um protesto. Os frequentadores estavam enfurecidos pelo abuso e repreensões que sofriam das autoridades locais. Este fato é caracterizado como grande início do movimento, embora esta “batalha” tenha envolvido fogo, garrafas e pedras.

No ano seguinte, milhares de pessoas foram às ruas de San Francisco, Los Angeles e Nova York para celebrar um ano, e realizam a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com