TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climaticas

Monografias: Mudanças Climaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  3.822 Palavras (16 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO

Mudanças climáticas referem-se à variação do clima em escala global.

O efeito estufa é um dos processos que faz com que a mudança climática aconteça ele ocorre quando a radiação infravermelha é absorvida por gases presentes na atmosfera, e como consequência, o calor não é liberado para o espaço ficando retido. Mas ele é vital na presença da vida, pois sem ele não poderia existir vida na terra, mantendo o planeta aquecido e assim garantindo a manutenção dos seres vivos.

O fator que mais influencia este acontecimento é a ação Humana. Esta realidade vem sendo observada há centenas de anos, mas, principalmente, a partir da Revolução Industrial. E desde então muito pouco está sendo feito para impedir ou minimizar a liberação destes gases.

Atualmente a emissão de gases está em grande quantidade, dessa forma causando diversas consequências nos climas de diversos países, e também catástrofes naturais. As causas deste problema estão associadas à emissão de gases poluentes, como o CO2 e O2. Eles formam uma barreira ainda mais espessa na atmosfera, impedindo que parte do calor absorvido pela terra seja refletida.

Um dos maiores causadores do efeito estufa é a queima de combustíveis fosseis como petróleo(gasolina, querosene, Diesel,etc.).Muitos vezes os maiores países já se reunirão para tentar fazer algum tratado para diminuir a emissão desses gases mais alguns países dizem que se pararem a poluição para o desenvolvimento.

As mudanças sugeridas no Código Florestal Brasileiro podem trazer graves prejuízos ao nosso pais pois não podemos perder a quantidade de mata similar que vamos perder.

Dentre as diversas consequências esperadas por estas alterações estão a extinção de espécies de muitos grupos de plantas, animais vertebrados e invertebrados, o aumento de emissão de CO2, a propagação de doenças. Assim o novo código florestal contribui para o aquecimento global, e deve ser repensado, para não prejudicar mais ainda o meio ambiente.

Todos nós deveríamos nos conscientizar e tentar tomar atitudes para diminuir o aquecimento global, utilizando outros tipos de energias renováveis, preservando o meio ambiente e por fim tentar conscientizar a sociedade que já tem uma cultura de não preservação.

Introdução

As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através de registros científicos nos valores médios ou desvios da média, apurados durante o passar dos anos.

DESENVOLVIMENTO

Todas as previsões e estudos científicos levam a uma resposta definitiva acerca do aquecimento global provocado pela elevação da temperatura média da Terra, todos os efeitos serão percebidos ao longo de séculos. As grandes mudanças climáticas ocorridas no passado foram, em sua totalidade, provenientes de causas naturais como mudança de órbita da Terra, a quantidade de luz solar, os ciclos ou períodos de glaciações.

Na contemporaneidade as mudanças climáticas têm como agente causador o homem que através de sua força de trabalho e capacidade de pensar, cria novas tecnologias continuamente, nesse contexto o principal impulsionador do processo é o fator econômico e industrial. As atividades produtivas dos últimos 200 anos foram determinantes para a degradação do meio ambiente que ocasiona problemas climáticos

A partir da Revolução Industrial e das revoluções posteriores, foram lançados na atmosfera gases provenientes da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás), esse fato permitiu uma saturação de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que promoveu o aumento da temperatura média da Terra, alterações em quantidade e períodos de chuvas, diminuição das geleiras, incidência de tempestades e elevação dos índices dos oceanos. Sem uma progressiva diminuição de gás CO2, a temperatura tenderá a aumentar cada vez mais, isso a nível global.

Aquecimento da Terra

As modificações climáticas já podem ser percebidas, no Ártico as calotas polares estão se reduzindo de forma assustadora, mesmo considerando que as poluições são produzidas a milhares de quilômetros de distâncias, em áreas de latitudes médias a incidência de noites frias teve um significativo decréscimo e por outro lado a ocorrência de ondas de calor aumentou muito. Outro ponto notório da alteração do aquecimento está no oceano Índico e oeste do Pacífico, onde foram registradas as maiores temperaturas dos últimos 11,5 mil anos.

No hemisfério norte é registrado as maiores elevações de temperaturas, mais do que no hemisfério sul, isso é explicado pelo fato da Terra aquecer de forma mais rápida do que a água, portanto o hemisfério sul possui quantidade menor de terras emersas. No continente europeu morreram cerca de 35 mil pessoas em 2003, mortes provocadas pela onda de calor. As partes congeladas do planeta podem ser consideradas uma das mais prejudicadas pela mudança climática, pois as geleiras estão em pleno processo de declínio, até mesmo na Antártica o gelo está derretendo, no Himalaia as geleiras contidas nas montanhas são responsáveis por suprir as águas dos rios localizados no sul da Ásia, diminuindo cerca de 9 metros anualmente.

Mudanças nas chuvas

No decorrer das últimas três décadas se tornaram evidente a tendência de ocorrência de secas em florestas tropicais localizadas na África e América do Sul e em áreas de clima predominantemente seco no sul da Europa e oeste da América no norte, nas regiões úmidas a incidência de precipitações de forma torrencial provocou sucessivas enchentes produzindo vários prejuízos e mortes. No inverno a neve está sendo substituída pela chuva fria, isso é preocupante, pois milhões de pessoas dependem do acúmulo do gelo, esse na primavera é utilizado para se obter água.

Se houver diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com