TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE

Exames: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 5

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA:MEIO AMBIENTE E SAÚDE

Professor: Adriana Ximenez Machado Silveira

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TÍTULO: ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE

OSASCO, 2013

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE

Trabalho apresentado ao Professor

Adriana Ximenez Machado Silveira

da disciplina Meio Ambiente e Saúde

da turma 1º Semestre, noturno

do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

ANHANGUERA UNIBAN

Osasco 2013

3

SUMÁRIO

1 - Introdução........................................................................................................04

2 - Alterações climáticas: causas e consequências para a saúde........................05

3 - Conclusão........................................................................................................07

4 - Referências bibliográficas................................................................................08

4

1 - INTRODUÇÃO

Muito se fala em educação ambiental, em alterações climáticas, em efeito estufa, em poluição, em desmatamento, em todo tipo de degradação ambiental. Vamos entender quais os riscos que corremos vivendo em um mundo onde a degradação é a nossa realidade, quais doenças podemos contrair simplesmente por não sermos educados adequadamente para cuidar do ambiente.

É importante salientar que existem processos de alterações climáticas naturais, e que apesar da humanidade ser a grande responsável pelos acontecimentos, também há uma parte que não foi dominada, imprevisível, como furacões, tsunamis, terremotos e etc.

5

2 - ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA A SAÚDE

Nosso planeta sempre passou por alterações climáticas desde a sua existência, porém com a intervenção do homem estas mudanças estão mais aparentes.

O efeito estufa é um processo natural que envolve nosso planeta, retendo calor, se não fosse este efeito o nosso planeta seria resfriado. Porém as ações da humanidade com o uso de combustíveis fósseis, gases emitidos por fábricas (intensificado após a revolução industrial), desmatamento e outras degradações aumentam a concentração de gases na atmosfera, e assim nossa superfície fica mais quente, gerando alterações climáticas significantes.

Nosso país está entre os 5 maiores emissores de gases, o que prejudica nós e o restante do mundo, pois os gases que são emitidos aqui vão á atmosfera, esquentando o planeta inteiro. Temos que repensar, enquanto cidadãos, em toda esta emissão (e não nos esquecermos que o desmatamento também é um fator degradante e precisa ser controlado) pois não somos os único afetados por nossos atos. Além de prejudicarmos a humanidade, estamos prejudicando todas as formas de vida, pois muitos animais necessitam de frio para viver e as plantas também sofrem com todo este calor. Não vale a pena continuar com esse aquecimento acelerado, nossa responsabilidade tem que ser a diminuição destas emissões, e não é algo que temos que esperar os governantes fazerem, podemos cada um de nós tomarmos medidas simples mas que já ajudam nosso ambiente.

Enquanto não tomar uma atitude só sofreremos mais e mais com as doenças causadas pelo aquecimento global (aumento da temperatura mundial gerado pelo aumento de poluição do ar, tem provocado derretimento de geleiras e aumentado o nível da água dos oceanos, além de contribuir em outras partes para o processo de desertificação) e poluição, são elas:

• Câncer - Alguns poluentes são cancerígenos e quando aspiramos estes poluentes através do ar associado com o uso de cigarros aumentamos a nossa probabilidade de desenvolver esta doença, porém apenas a poluição (como a que ocorre na cidade de São Paulo) não é suficiente para desencadeá-la, em contrapartida existem cidades no mundo em que a poluição é tão densa que pode influenciar no aparecimento desta doença.

• Conjuntivite - Inflamação córnea, caracterizada pela irritação nos olhos.Para proteger os olhos é importante a ingestão de água para mantê-los hidratados, evitar ar condicionado e usar óculos em ambiente externo.

• Pneumonia - A poluição reduz as defesas do organismo facilitando a contaminação do sistema respiratório, aumentando os níveis de pneumonias na população.

• Bronquite - Causada pela inflamação dos brônquios e poluição contribui para o agravamento desta inflamação.

6

• Gripe - Causada pelo vírus Influenza, é contagiosa. O aquecimento do clima facilita a propagação do vírus.

• Enfisema pulmonar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com