TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudanças Climáticas

Resenha: Mudanças Climáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  5.426 Palavras (22 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 22

Mudanças Climáticas¹

Na COP 16 houve um ponto de vista convergente, entre os países participantes, sobre as mudanças climáticas e a responsabilidade humana na emissão de gases que fizeram aumentar o efeito estufa.

O efeito estufa é o fenômeno garantidor da existência da vida no planeta Terra, mantendo a temperatura média no nosso planeta em 14 °C. Caso este fenômeno não existisse a Terra seria gelada, com 19°C negativos. Isto porque os gases de efeito estufa retêm parte do calor emitido pelo sol, aquecendo o planeta.

O efeito estufa existe em decorrência de fatores naturais e humanos. Dentre os fatores naturais a atividade solar é a mais importante e principal responsável pelo aquecimento da Terra. Ocorre, com maior ou menor intensidade, em decorrência de vários fatores.

A pesquisa da atividade solar permitiu a formulação dos “Ciclos de Milankovitch”² que identificou a variação da atividade solar ocorrendo a cada 105, 41 e 21 mil anos. E que a quantidade e a distribuição das emissões solares varia com o tempo, com a distância entre o Sol e a Terra e com a inclinação do eixo de rotação do nosso planeta.

figura 1 -: Mudanças da temperatura global anual (linha vermelha suave) com a média de temperatura de 11 anos (linha vermelha forte). Temperatura do NASA GISS. Irradiância Solar Anual Total (linha azul suave) com a média de irradiância de 11 anos. Irradiância Solar Total de 1880 a 1978 de Solanki. Irradiância Solar Total de 1979 a 2009 do PMOD.

A figura 1 indica que a temperatura e a irradiação solar tiveram evoluções diferentes, sobretudo a partir de 1970. Neste ano a atividade solar iniciou uma redução enquanto aumentou, de forma acentuada, a temperatura da Terra.

Segundo Benestad, 2009: “Nossa análise mostra que a contribuição mais provável da forçante solar no aquecimento global é 7 ± 1% para o século XX e desprezível para o aquecimento desde 1980”

As manchas solares também exercem influência sobre o clima da Terra e alteram em semanas ou anos. No início do século XX houve evidencias do crescimento da atividade solar. Todavia o IPCC considera que elas não foram decisivas para as mudanças climáticas que estão ocorrendo.

Também as erupções vulcânicas e a queima de biomassa, exercem influência na redução da temperatura. Em ambos os casos são produzidos aerossóis (partículas de cinza) que refletem a irradiação solar de volta para o espaço, reduzindo a temperatura da Terra.

Estudos realizados sobre o efeito estufa indicam que, desde a Revolução Industrial, a queima de combustíveis fósseis, fruto da ação humana, joga papel importante na ocorrência deste fenômeno, causando o aquecimento do planeta. O combustível utilizado nas primeiras fases do processo de industrialização foi o carvão e posteriormente o petróleo.

O principal gás de efeito estufa é o vapor d´água. Ele retém 2/3 do calor apreendido pelos gases de efeito estufa. Dos gases decorrentes da queima de combustíveis fósseis e da queima de biomassa o mais importante é o dióxido de carbono CO2. É responsável por 80% do efeito estufa decorrente da ação humana. Outros dois importantes gases são o metano e o dióxido nitroso.

Os gases de efeito estufa e as nuvens absorvem e reemitem parte da radiação solar emitida para a superfície do nosso planeta, aumentando o calor. Assim, uma maior quantidade de gases de efeito estufa acarreta maior aquecimento da Terra.

O Aquecimento Global é inequívoco

A figura 2 sintetiza as conclusões do IPCC³ de que houve um aquecimento da Terra de, aproximadamente, 1° C nos últimos 150 anos. Sendo que, entre 1970 e 2004 houve aumento de 70% nas emissões de gases de efeito estufa, assim como um aumento do nível dos oceanos e uma redução da neve do Hemisfério Norte, indicando um inequívoco aquecimento global.

Figura 2

Os dados referentes à concentração passada de CO 2 na atmosfera, foram obtidos a partir de bolhas de ar preservadas no gelo, há milhares de anos. Os cientistas perfuraram três quilômetros da calota de gelo da Antártida e retiraram uma coluna de gelo que abrange um milhão de anos da história da Terra. Também as árvores milenares fornecem elementos para este estudo.

Os dados mais recentes sobre o clima da Terra são obtidos pela Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas. Ela monitora 10 mil estações meteorológicas instaladas na terra e sete mil em navios e satélites. Participam deste programa 185 países. Com estes instrumentos os cientistas dispõem de dados bastante confiáveis sobre a temperatura do nosso planeta.

A comprovação de que certo tipo de CO2 decorre da ação humana está em sua assinatura isotópica. Isto é o CO2 originário de causas naturais tem ligeira preferência pelo isótopo de carbono mais leve (¹²C) em relação ao mais pesado (¹³C). O (¹³C) originário da ação humana, provoca o aquecimento da troposfera e resfriamento da estratosfera. Se a emissão de CO² fosse decorrente, somente, de causas naturais haveria um aquecimento tanto da troposfera como da estratosfera, o que não ocorre.

A figura 3 indica que a maior parte da elevação da temperatura observada na média global desde meados do século 20 é provável (mais de 90%) que seja devido ao aumento dos gases de efeito estufa antropogênicos.

A linha azul indica o crescimento do CO2 natural. Já o total das emissões de CO2 (natural e antrópica), no mesmo período, indica uma elevação bem mais acentuada do que unicamente a emissão natural

Figura 3: CO2 levels (Green Line - Law Dome, East Antarctica and Blue line - Mauna Loa, Hawaii) and Cumulative CO2 emissions in gigatonnes of CO2 (Red Line - CDIAC).

Todavia há uma corrente minoritária entre os cientistas, intitulada de céticos, que defende o ponto de vista de que os fatores determinantes das mudanças climáticas decorreriam, fundamentalmente, dos processos naturais. No entanto a grande maioria dos cientistas considera que as causas naturais não conseguem explicar o aumento da intensidade dos gases de efeito estufa de 280 para 379 ppmv4 entre 1750 e 2005. Ressaltam, também, que os processos naturais absorvem mais que emitem CO2, funcionando como sorvedouros deste gás.

Os céticos ainda argumentam que o resfriamento ocorrido na década de 40 ,quando houve uma queda de 0,1% na temperatura global, comprovaria que é falsa a idéia de que o clima aumentou nos últimos 150 anos. No entanto estudos comprovaram que este resfriamento decorreu dos aerossóis fruto dos resíduos das chaminés das fábricas, da produção de cimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com