TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multicultural

Tese: Multicultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/7/2013  •  Tese  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O reconhecimento do caráter multicultural de grande parte das sociedades, leva á constatação de muitas identidades culturais que tomam parte na constituição da diversidade histórica, cultural e lingüística nas mais diversas localidades.

O documento em questão aborda tais temas sobre os seguintes títulos: diversidade histórica, diversidade lingüística e diversidade Cultural. A formação histórica da sociedade bem como a diversidade cultural na formação no Brasil, relações culturais em diferentes regiões, as relações com o tempo e com o espaço; ocupado por seres humanos de diferentes origens culturais , a diversidade em diferentes grupos humanos, o ser humano como agente e produtor de sua história, cultura, e as muitas linguagens como fator de identidade de grupos e assim por diante.

Aponta a história, a língua, a religião e os padrões culturais incentivando assim a conscientização crítica acerca da diversidade histórica, lingüística e cultural.

2 DESENVOLVIMENTO

Nos dias atuais a palavra diversidade vem sendo empregada nos mais variados segmentos da sociedade, nos ambientes de trabalho, na televisão, nos espaço de convivência coletiva, enfim a todo o momento tem alguém falando em diversidade.

Não falar em diversidade cultural no espaço educacional é permitir que a existência de diferentes entre os alunos, possa levar á intolerância, discriminação , constrangimento e muitas outras conseqüências do preconceito, ignorando uma realidade que subsiste alheia á vontade desses ou daqueles.

A abordagem do termo diversidade cultural torna-se relevante a partir do momento em que a escola desenvolve um ensino que procura atender a sua clientela igualitariamente, dos mais sensíveis aos mais práticos, dos mais competitivos aos mais colaborativos, dos mais lentos aos mais rápidos, dos vindos de famílias tradicionais e dos sem família.

Podemos admitir que hoje o grande desafio para nós educadores é saber lidar com as diferenças culturais e sociais no meio educacional. A cultura é algo que identifica um grupo de pessoas, norteando o comportamento que foi interiorizado ao longo do tempo, através da educação que foi transmitida pelo ambiente familiar, marcando as diferenças entre nós e o próximo. Ao observarmos bem de perto percebemos que são muitas as diferenças? Religião (católicos, evangélicos, espíritas, umbandistas, budista, judeus etc.), tipos físicos (alto, baixo, gordo, magro, bonitos, feios etc.) raça ( branco, negro, etc.). Enfim, um bom momento para pensarmos em nossas atitudes, em relação á pratica educativa, no sentido de respeitar as diferenças principalmente quando relacionada a questão sociais.

Diversidade histórica – O Brasil é um país de rica diversidade étnica e cultural, embora muitos ainda tenham dificuldades em reconhecer tal situação, quando não a desconhecem quase que completamente. A sociedade brasileira tem em sua composição demográfico, diferentes matrizes étnicas e dentre elas podem ser citados os negros, os migrantes de diversas procedências. Sobre a origem desses mesmos, há dúvidas que aos poucos vão sendo esclarecida, especialmente pela arqueologia, antropologia, a lingüística e a história Indígena.

Assim sendo, ao longo da história, na qual a colonização se fez presente, a escravidão o autoritarismo e a recusa pelo negro como pessoa biologicamente e culturalmente de igual importância na sociedade, a disseminação deste mito permitiu esconder as desigualdades que são constadas nas práticas discriminatória de acesso ao emprego, como por exemplo.

Sobretudo porque este é uma questão está no cerne dos conflitos que o mundo vem atravessando, sejam por causa das guerras entre os povos, os constantes conflitos étnicos, por exemplo, no oriente médio, seja por causa da exclusão social pela qual alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.

Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nas principais pautas de discussão relacionadas a este tema.

Diversidade Lingüística – Diante da realidade social brasileira, marcada pelas inúmeras diferenças, discriminação e exclusão, torna-se imprescindível que na qual discute a diversidade lingüística.

A diversidade é a diferença de um povo na sua história, está relacionada com a existência e a convivência de línguas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com