TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS PARA APURAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Dissertações: MÉTODOS PARA APURAÇÃO DO PREÇO DE VENDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  2.255 Palavras (10 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

A formação do preço de venda em épocas passadas foi considerada como fator secundário para a gestão empresarial, porém com o passar dos tempos detectou-se a necessidade de se conhecer mais profundamente esta ferramenta que nos dias atuais é de extrema importância para a tomada de decisões gerenciais.

Estabelecer o preço de venda é um dos mais importantes momentos nas decisões a serem implantadas na empresa, sendo considerado como uma estratégia competitiva de grande relevância para as organizações.

A política de formação do preço de venda dos produtos é um dos pontos-chaves da estratégia de marketing de toda e qualquer empresa que almeja o sucesso. O estabelecimento de preço, às vezes, torna-se uma decisão crucial para a alta administração, pois a sobrevivência a longo prazo de uma empresa é ameaçada pela prática errônea de preços a serem executados, sendo que esta torna-se ainda mais importante quando a empresa encontra-se em um mercado inflacionário e altamente competitivo.

A escolha da política de preços assim como a sua correta aplicação é resultante de uma adequada e criteriosa avaliação sobre o mercado em que a empresa se encontra, bem como o correto entendimento, compreensão e aplicação dos fatores micros e macro ambientais que influenciam na formação do preço de venda.

Cobra (1992:467) diz que a correta formação do preço de venda é de extrema importância para toda e qualquer empresa, principalmente nas seguintes situações:

“1. Quando a empresa vai estabelecer o preço pela primeira vez;

d. Quando a concorrência ameaça os negócios da empresa com uma política agressiva de preços;

e. Quando a demanda dos produtos da empresa se relaciona com os preços praticados;

f. Quando os objetivos da empresa se ligam ao retorno sobre os investimentos e sobre o retorno sobre vendas;

g. Quando os objetivos de lucratividade e de participação de mercado exigem uma política flexível de preços.”

Porém, antes da empresa estabelecer a política e formar o preço de venda de seus produtos, ela precisa estabelecer quais são os seus objetivos, que segundo Cobra (1992:473) podem ser:

“A maximização dos lucros;

A participação de mercado;

Trabalhar a nata do mercado; e

A relação preço-qualidade”.

Bernardi (1996:221) diz que:

“estabelecer preços é uma decisão difícil e complexa, notadamente quando o mesmo é estabelecido pela primeira vez, ou quando se objetiva mudar os preços. A formação dos preços, orientando-se pelo ponto de vista interno, poderão adotar os seguintes caminhos: Preços Baseados nos Custos, Retorno do Investimento e a Maximização dos Lucros.”

Devido à grande importância da formação de preço nas empresas, vamos conhecer através deste trabalho um pouco mais sobre os métodos de apuração do preço de venda, mais precisamente do Método de Mark-Up, do Método Baseado no Investimento e no Método Baseado no Custo.

2. MÉTODO DO MARK-UP

O método do Markup-Up, também conhecido por Preço-Margem ou Fator de Venda, caracteriza-se por somar ao custo unitário do produto uma margem fixa para obter-se o Preço de Venda. Tendo essa margem a responsabilidade de cobrir outros custos (caso não tenham sido inclusos no cálculo do custo unitário), as despesas e, ainda, proporcionar a empresa determinado lucro.

É uma metodologia para se calcular o preço de venda de forma rápida a partir do custo por absorção de cada produto, de tal forma que os demais elementos formadores do preço de venda sejam adicionados ao custo, a partir desse multiplicador. Aplicável para empresas de todos os portes, o mark-up, apesar de ser um multiplicador aplicado sobre o custo dos produtos, sua construção está ligada a determinados percentuais sobre o preço de venda.

Santos (1991:123) diz que:

"Este método é o mais comum na prática dos negócios. Se a base for o custo total, a margem adicionada deve ser suficiente para cobrir os lucros desejados pela empresa. Se a base for os custos e despesas variáveis, a margem adicionada deve cobrir, além dos lucros, os custos fixos."

Sardinha (1995:70) confirma a citação anterior dizendo que:

“A maneira mais popular para determinar preço de um produto baseia-se no princípio do Mark-Up – O preço é determinado adicionando-se uma margem de lucro ao custo do produto. Esta margem de lucro deverá cobrir todas as outras despesas ainda não incluídas nos custos do produto, além de permitir um retorno razoável aos investidores”.

Observa-se que os autores das citações anteriores ressaltam que o mark-up, adicionado ao custo do produto, deverá cobrir os lucros almejados pela empresa, sendo considerado somente os custos ocorridos na linha de produção e/ou comercialização do produto destinados ao mercado, não sendo consideradas nesta análise todas as despesas ocasionadas em função da distribuição, divulgação, comercialização e operacionalização necessária ao pleno funcionamento da empresa, ou seja, não está considerado na previsão do preço de venda deste produto o custo operacional fixo da empresa. Num segundo momento, os autores relatam que para que a consecução deste processo seja bem sucedido, tomando como base os custos e despesas variáveis da empresa, referentes a distribuição e comercialização deste produto, a margem adicionada deve cobrir, além dos lucros, seus custos fixos, ou seja, se, além dos custos ocasionados pela produção e comercialização do produto, for considerada todas as despesas variáveis em função da distribuição, divulgação e comercialização, a margem adicionada deverá cobrir além do lucro almejado pela empresa, também os custos operacionais destinados ao pleno funcionamento, independentemente do volume de vendas alcançado pela empresa.

Sarquis (2003:64) afirma que a aplicação do Mark-Up “é mais indicada nos casos em que os custos do produto são bem conhecidos”.

Para encontrar o índice do Mark-Up, Dantas utiliza a seguinte fórmula: Mark-Up = 1 ÷ 1 – (soma dos percentuais de todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com