TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGOCIAÇÃO

Tese: NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

2.3 NEGOCIAÇÃO

De acordo com a disciplina de Negociação, estudamos as principais variáveis ambientais que influenciam no processo de negociação. A negociação ocorre em nossas vidas de várias formas e até mesmo sem percebermos já estamos negociando.

Em uma negociação profissional se tem a necessidade de olhar o acordo com a visão do outro, por isso se diz ser tão importante uma visa ampla do todo para que se possa ter uma negociação com ganhos mútuos.

Então negociação nada mais é do que o ato de fazer um acordo que beneficie as duas partes envolvidas e assim gerando relações duradouras.

Numa negociação é necessário que o negociador encontre na outra parte algo que goste e que seja uma característica comum aos dois e saiba focar nisso, para que assim o acordo não seja desagradável e frustrante. Dentro da negociação temos as principais variáveis ambientais que influenciam nesse processo. Que são:

Concorrência – A Concorrência corresponde à situação de um mercado em que os diferentes produtores / vendedores de um determinado bem e/ou serviço atuam de forma independente face aos compradores/consumidores, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio – lucros, vendas e / ou quota de mercado – utilizando diferentes instrumentos, tais como os preços, a qualidade dos produtos e serviços pós venda. É um estado dinâmico de um mercado que estimula as empresas a investir e a inovar com vista à maximização dos seus ganhos e ao aproveitamento dos recursos escassos disponíveis. Um mercado concorrencial é aquele cujo funcionamento é feito de acordo com o livre jogo da oferta e da procura, sem intervenção do Estado. A concorrência divide-se em: Pura ou Perfeita.

Na concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas empresas para o mercado, uma vez que não há barreiras ao acesso. Com o aumento do número de empresas no mercado e mantido constante o nível da demanda, os preços tenderão a cair e, consequentemente, também os lucros extraordinários, até que se retorne a uma situação onde só haja lucros normais, cessando também o ingresso de novas empresas nesse mercado.

Riscos - O risco talvez seja um dos mais conhecidos. O quanto se está disposto a arriscar para se obter o que se deseja? Normalmente as pessoas querem arriscar o mínimo para se obter o máximo, mas nem sempre isso é possível. Entretanto, somente o fato de uma parte correr o risco pode intimidar a outra parte na negociação e fazer com que a primeira obtenha sucesso. Logo, é importante se avaliar as consequências de, em primeiro lugar, a outra parte resolver aceitar correr o risco proposto e, em segundo momento, avaliar o resultado – tanto se for positivo quanto se for negativo. Normalmente as pessoas aceitam correr riscos maiores em fases iniciais de suas vidas e, à medida que envelhecem correrem riscos menores.

Tempo - Qualquer negociação sempre envolve interesses conflitantes e, por isto mesmo, o elemento tempo é básico. Tempo tem o significado da sucessão de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios, que envolve a noção do presente, passado e futuro.

Informação - A informação representa uma forma de poder. É a matéria-prima do processo de negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com