TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NELSON CHAVES

Dissertações: NELSON CHAVES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Nelson Chaves, uma enorme influência na Nutrição brasileira, foi um grande clínico terapêutico e o real fundador da nutrição no Brasil. Seu principal feito foi a criação do curso de nutricionistas e o mestrado de nutrição em Pernambuco que, mais tarde, se espalhou pelo Brasil. Além da criação da graduação em nutrição, Nelson Chaves se dedicou a fazer pesquisas para acabar com os problemas da fome no nordeste, o que gerou uma repercussão muito positiva no aspecto físico da Nutrição.

OBJETIVO

Este trabalho teve como principais objetivos apresentar vida e obras de Nelson Chaves e sua contribuição para a institucionalização da nutrição no Brasil já que este foi o responsável pela criação do curso e mestrado em nutrição no país.

MATERIAIS E MÉTODOS

Esta pesquisa teve como embasamento científico artigos publicados em sites acadêmicos e resumo e resenha feitos pelos componentes do grupo.

NELSON CHAVES

BIOGRAFIA

Nelson Chaves nasceu no dia 08 de junho de 1906, no Engenho Vênus, Município de Água Preta, localizado na Zona da Mata-Sul, Pernambuco, onde viveu sua infância e adolescência. Em 1930, aos 24 anos de idade, diplomou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1931, retornando à cidade do Recife, foi convidado pelo professor Fernando Simões Barbosa para ser seu assistente no Hospital do Centenário. Em 1932, em sua clínica particular, começou o exercício da profissão desenvolvendo atividades médicas na especialização de endocrinologia e nutrição. Em 1934, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Recife como professor assistente da cátedra de clínica terapêutica, consagrando-se livre-docente desta mesma cátedra, em 1935. Em 1941, abdicou de sua clínica particular para dedicar-se exclusivamente à carreira universitária. No período de 1940 a 1943, exerceu o cargo de diretor geral do Departamento de Saúde Pública de Pernambuco, dando início a sua atuação na gestão de instituições públicas estaduais e, em 1943, consagrou-se titular da cátedra de fisiologia (VASCONCELOS, 2001).

Na primeira fase da trajetória intelectual de Chaves, compreendida entre os seus 24 a 39 anos de idade, caracterizou-se pela sua dedicação exclusiva à clínica terapêutica, especialmente ao estudo de casos clínicos, enfocando aspectos fisiológicos e endocrinológicos individuais.

Destaca-se ainda, a criação, em 1957, do Curso de Nutricionistas; a realização, em 1963 e, neste mesmo ano, o início dos Cursos de Especialização em Nutrição em Saúde Pública para médicos, todos sob a direção de Nelson Chaves.

Em 1970, Chaves fundou o Curso de Mestrado em Nutrição do INUFPE (Instituto de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco), cujo início efetivo ocorreu em abril de 1971, tendo como objetivos principal preparar pessoal de alto nível para atender à demanda de profissionais de nutrição nos setores de docência, de pesquisa e de assessoria, supervisão e planejamento de serviços de saúde pública.

Em 1975 Chaves assumiu a coordenação do Curso de Mestrado em Nutrição e a chefia do Departamento de Nutrição da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Além disso, no ano de 1978, concederam-lhe o título de Professor Emérito da UFPE. No ano de 1982 no dia 24 de maio Nelson Chaves morreu na cidade de Recife (VASCONCELOS, 2001).

A IMPORTÂNCIA DE NELSON CHAVES PARA A NUTRIÇÃO

A importância de Nelson Chaves para a Nutrição deve-se aos fatos que levam a identificar o grande esforço de Chaves em procurar construir um campo da nutrição em Pernambuco, atualizado e conectado às modernas discussões científicas travadas nos países desenvolvidos.

Envolvido nas discussões políticas sobre a realidade de fome e miséria da população nordestina, travadas naquele momento de sua carreira. Ele, no entanto introduzira importantes conteúdos vinculados à epidemiologia nutricional das chamadas doenças crônico-degenerativas, associadas ao consumo inadequado de alguns alimentos associados ao excesso de nutrientes.

Acrescente-se que, ao conceber estes distúrbios nutricionais como produtos da modernidade, das inovações tecnológicas, do sedentarismo, da destituição de valores éticos e morais da humanidade, etc.

Em 1964, com a criação da Divisão de Nutrição em Saúde Pública do INUFPE (Instituto de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco), foi constituído o núcleo inicial de docentes responsáveis pelo desenvolvimento de um conjunto de ações específicas, como a realização de pesquisas nutricionais na Zona da Mata pernambucana, a implantação dos Centros de Educação e Recuperação Nutricional (CERNS) e a elaboração de Planos de Ações de Nutrição a serem desenvolvidos pelas Secretarias Estaduais de Saúde, características do processo de institucionalização do campo da nutrição em saúde pública protagonizado por Chaves. Além disso, Chaves teve uma enorme importância para nutrição ao criar o Curso de Nutricionistas e o Curso de Mestrado em Nutrição do INUFPE passando, no entanto a ser o principal defensor e pesquisador no campo da nutrição, tanto no enfoque biológico como no social.

OBRAS

Em 1932 foi o ano da primeira publicação cientifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com