TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVO MODELO FAMILIAR NA SOCIEDADE VIGENTE TRÉGUA NOS PRECONCEITOS EM BUSCA DE UMA UNIÃO ESTÁVEL ENTRE HOMOSSEXUAIS

Trabalho Escolar: NOVO MODELO FAMILIAR NA SOCIEDADE VIGENTE TRÉGUA NOS PRECONCEITOS EM BUSCA DE UMA UNIÃO ESTÁVEL ENTRE HOMOSSEXUAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

NOVO MODELO FAMILIAR NA SOCIEDADE VIGENTE

TRÉGUA NOS PRECONCEITOS EM BUSCA DE UMA UNIÃO ESTÁVEL ENTRE HOMOSSEXUAIS

Julyana Ketlen Silva MACHADO1, José Antônio Ribeiro de CARVALHO2

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise sobre as novas formas de família na sociedade contemporânea brasileira. Abordando alguns temas que sofreram e ainda sofrem preconceitos na sociedade vigente, tais como a adoção de crianças por casais homossexuais e a constitucionalização das relações homoafetivas, dando ênfase ao seu reconhecimento como união estável. Atualmente o conceito de família vem sido modificado. Tendo em vista a contemporaneidade, está vinculado aos laços de amor e afeto, e é devido a esses fatores que as uniões homoafetivas já podem ser enxergadas como uma entidade familiar, embora a constituição jurídica brasileira se negue a reconhecer o poder de construção familiar nessas uniões. O artigo tem como referências os seminários apresentados em sala de aula pelos alunos do primeiro período do Curso de Ciências Sociais, aulas ministradas pelo professor José Antônio Ribeiro de Carvalho e o seminário apresentado pela Ana Teresa Silva de Freitas3.

Palavras-chave: Relações homoafetivas, união estável e entidade familiar.

ABSTRACT

This article aims to make a discussion of the new family forms in contemporaneous Brazilian society. Addressing some themes which have suffered and still suffer prejudice in current society, such as the adoption of children by homosexual couples and constitutionalisation homoafetivas relations, emphasizing its recognition as stable union. Nowadays the concept of family has been modified. In view of the contemporary world, is linked to the bonds of love and affection, and is due to these factors that the unions have homoafetivas can be embraced as a and family entity, although the Brazilian legal constitution refuses to recognize the power of construction unions in these family. The article hás references to the seminaries presented in the classroom by students of the first period of the Course of Social Sciences, classes taught by teacher José Antônio Ribeiro de Carvalho and seminarie presented by Ana Teresa Silva Freitas.

Keywords: Homoafetivas relationships, union stable and family entity.

INTRODUÇÃO

Nessa conjuntura, a caracterização do conceito de família sofreu abruptas mudanças no decorrer do tempo, não estando mais ligada unicamente ao vínculo do casamento, e nem a ligações, primordialmente, consanguíneas. Desta forma, surge, em meio a essas mudanças, a questão das uniões homoafetivas e sua relação com o contexto familiar. É crescente no senso comum que tais uniões representam, na atualidade, um núcleo familiar. Entretanto, o ordenamento jurídico brasileiro vigente trava a sua consagração como entidade familiar.

A ideia proposta é abordar a união estável na contemporaneidade, trazendo como exemplo a união civil entre homossexuais. Um tema um tanto quanto complexo a ser abordado na medida em que ainda é visto com olhos preconceituosos. O tão sonhado momento da união de duas pessoas que se amam e que tem como objetivo além da convivência amorosa, também financeira e crescimento social, cultural e emocional entre pessoas homoafetivas já faz parte da sociedade brasileira. Em 5 de maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal, na ocasião do julgamento da ADIn (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 4277 e da ADPF (Arguição de descumprimento de preceito fundamental) nº 132 reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo em todo o território nacional. O julgamento levou em consideração uma série de princípios jurídicos consagrados pela Constituição como direitos fundamentais, dentre eles: a igualdade, a liberdade e a proibição de qualquer forma de discriminação. Porém, não foi a primeira vez que essa ação chegou ao STF, em 2006 o mesmo pedido foi lançado, mas por razões técnicas foi extinto.

Assim, a união estável de pessoas do mesmo sexo teria perante a Lei, o mesmo valor de uma união entre parceiros heterossexuais. Os casais homossexuais passariam a ter direito, por exemplo, a pensão em caso de morte do cônjuge, pensão alimentícia e herança. Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro optou por esse tipo de ação porque, de acordo com ele, o tratamento diferenciado aos casais gays é um desrespeito à Constituição. A ação afirma que os princípios constitucionais violados são a igualdade, a liberdade e dignidade da pessoa humana, além da segurança jurídica.

Essa decisão é uma conquista importante no sentido de ampliar as garantias patrimoniais entre os homossexuais que vivem em união estável, os quais, em caso de morte do companheiro ou companheira, poderão, com a aprovação desta lei, usufruir legalmente de sua herança, assim como já ocorre com todos os casais heterossexuais desde sempre.

A metodologia empregada consiste em um estudo de ordem bibliográfica, compreendendo a legislação, e ainda a jurisprudência, tendo assim o intuito de categorizar e proceder às explicações coesas ao objeto de estudo investigado.

UNIÃO HOMOAFETIVA COMO ENTIDADE FAMILIAR

As uniões homoafetivas, de forma gradual vêm obtendo a aceitação da sociedade. Eventualmente pode ser explicado principalmente pela luta da comunidade homossexual em prol do reconhecimento dos seus direitos. Haja visto no plano jurídico, a relação homoafetiva encontra dificuldades no que dizer respeito ao seu reconhecimento como união estável. Mas no âmbito sociológico não podemos esquecer tais relações sejam aceitas e consideradas uma família, até porque há características fundamentais para a formação da mesma, exemplo: o respeito, a lealdade e o amor. Sendo assim é relevante afirmar que sociologicamente, as uniões aceitas não se restringem somente àquelas legalizadas.

Não tem como negar que a união estável e a união homoafetiva como a vida em comum recíproca, a assistência, a construção de todo um patrimônio em conjunto, não fossem requisitos imprescindíveis para uma vida em família. Não há como negar que as uniões homoafetivas não alcancem o amparo de que necessitam, já que há adequação em sociedade de afeto, da mesma maneira que une os parceiros heterossexuais. Entretanto, no momento em que não atribuem direitos iguais e não se estabelecem compromissos iguais a todas as relações de afeto que possuam tais características apontadas, o ordenamento jurídico acaba por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com