TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade atual é composta pela busca do sucesso e realização profissional

Por:   •  9/11/2017  •  Monografia  •  4.691 Palavras (19 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 19
  1. INTRODUÇÃO

A sociedade atual é composta pela busca do sucesso e realização profissional, formando pessoas que abrem mão do descanso mínimo tanto físico como mental. Com rotinas cheias de compromissos, muitos acabam sendo consumidos pelo stress, formando uma camada de pessoas fracas tanto físico como psicologicamente.

O que muitos não pensam é que o stress pertinente no dia a dia pode ser o responsável pelas doenças do século, tais como câncer, depressão, alzeihmer e etc. Cada vez mais pacientes são diagnosticadas com estas patologias e, mesmo com tantos avanços, muitos casos não obtém tratamentos eficientes.

Em meados do século XIX, Sigmund Freud[1] passou a ser conhecido pelos seus estudos direcionados a compreensão da psique humana. Médico neurologista e filosofo, realizou diversas descobertas nos seus estudos psicanalisticos, sendo sua máxima a ideia que as patologias normalmente surgem devido a sentimentos reprimidos, que tornam o ser humano fraco tanto psicológica como fisicamente.

Dessa maneira, o estudo do presente trabalho tem por finalidade correlacionar a Psicanálise com a Medicina atual, mostrando formas onde as praticas psicanalisticas poderiam auxiliar as terapêuticas médicas realizadas com os pacientes. Desde dores na coluna até tumores: a cura pela fala pode ser uma esperança aos tratamentos medicinais.

Através de pesquisas em artigos, teses e dissertações, serão levantado dados que informem como a psicanálise pode auxiliar a medicina, relatando casos onde a fala dos sentimentos reprimidos trouxe benefícios às doenças desligadas do psicologismo.

Ainda, é importante ressaltar que os principais enfoques do estudo seria informar a população a importância de um acompanhamento psicológico em tratamentos em geral, assim como incentivar profissionais da área da saúde a promover a relação da psicanálise com a medicina em seus trabalhos.

Mesmo que tenhamos evoluído em tantos aspectos, doenças enigmáticas assolam a nossa geração, fazendo com que seja necessário uma ação de combate à tais patologias. A correlação da psicanálise nas terapêuticas médicas pode ser o grande estopim nas melhoras de tantos pacientes que sofrem de doenças geradas pela mente abalada.

        

  1. TEMA

Psicanálise e Medicina

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo do presente trabalho tem por objetivo compreender e evidenciar como a psicanálise pode auxiliar a medicina na cura de certas doenças. Buscaremos informações, primeiramente, nos livros escritos por Freud[2], que trazem dados importantes ao crescimento da pesquisa. Após isso, correlacionaremos os pareceres de Freud com as ideias dos psicanalíticos atuais. Esse passo será de importância fundamental, pois mostrará a evolução da psicanálise ao longo da história, assim como esta é analisada pelos profissionais dos dias de hoje. Posteriormente, buscaremos casos que utilizaram ou utilizam a psicanálise para obter a cura e/ou melhoria em determinada doença. Assim, compreenderemos as possibilidades de auxiliar a medicina com os métodos psicanalíticos, sejam elas plausíveis ou não. Paralelamente, criaremos formas que expliquem o que realmente é a psicanálise, tentando desfazer tabus ou pré-conceitos ao estudo da psique. Por fim, reuniremos todos os informes levantados ao longo do estudo, observando se é crível o uso da psicanálise em casos onde, até então, apenas a medicina atua.

  1. JUSTIFICATIVA

Atualmente, com frequência encontram-se casos de pessoas com as mais diversas doenças. Ora por deficiências genéticas, ora por fatores externos: as enfermidades cercam as nossas vidas cotidianamente. O intrigante é que mesmo com todo o avanço tecnológico e científico, ainda somos incapazes de compreender e até mesmo “resolver” certas patologias frequentes, como o câncer, alzeihmer e outros. Dessa forma, o tema escolhido é de extrema importância, pois auxiliará na compreensão da possível resposta para muitas doenças atuais.

Além disso, a psicanálise correlacionada com a medicina poderá responder perguntas inquestionáveis, assim como resolver problemas patogênicos que já haviam recebido o decreto de sem soluções. Para a sociedade, podemos ramificar a relevância do tema dividindo-a em duas partes: sociedade científica e popular. Assim, para o meio científico, a pesquisa recebe importância visto que pode auxiliar na cura de doenças enigmáticas, aquelas que muitos cientistas, médicos e profissionais da área de pesquisas e saúde buscam resolver. A psicanálise pode não ser a principal arma para solucionarmos algumas doenças, contudo pode ser a ferramenta que complementa aquilo que muitos profissionais já estão realizando em suas terapêuticas. Por outro lado, a sociedade popular será contemplada pela pesquisa a partir do momento em que compreender os benefícios que os tratamentos às doenças atuais terão quando complementados pela prática da psicanálise.

Portanto, podemos compreender que as relevâncias do assunto pesquisado ao longo deste trabalho se justificam, então, a partir do momento em que compreendemos o auxílio que o estudo da psique poderá trazer aos casos de patologias que atualmente são enigmáticas.  

  1. OBJETIVOS

5.1 Objetivo Geral:

Apresentar a população em geral o que é a psicanálise de forma clara e precisa, mostrando seus benefícios e possíveis auxílios à medicina. Além disso, evidenciar casos de sucesso e ressaltar os métodos que, de uma forma ou outra, podem ser eficazes na cura de certas doenças enigmáticas ao público científico. Assim, mostrar como é possível a relação entre o ser humano e a sua psique.

5.1 Objetivos Específicos:

  • Explicar o que é a psicanálise ao público em geral
  • Apontar benefícios derivados dos métodos psicanalíticos
  • Indicar os tipos de complementos que a psicanálise pode fazer à medicina
  • Reunir casos que evidenciem o sucesso do uso da psicanálise no meio científico
  • Levantar informações sobre doenças que podem ser curadas ou amenizadas através do estudo da psique

  1. PROBLEMÁTICA

O que deve ser feito para que os conceitos da psicanálise complementem os procedimentos médicos na cura de uma doença?

  1. METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa para compreendermos a relação que a Psicanálise pode exercer com a Medicina é de cunho bibliográfico e descritivo. Segundo Cervo[3], a pesquisa bibliográfica é realizada a partir de dados obtidos em livros, artigos, teses e dissertações, e servem para constituir o procedimento básico dos estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema. Já a pesquisa descritiva, também conforme Cervo, seria o estudo que ocorre quando se registra, analisa e correlaciona fatos sem manipulá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (337.4 Kb)   docx (128.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com