TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NR1 - NORMA REGULAMENTADORA

Por:   •  16/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

NR1 – Segurança e Medicina do Trabalho

A NR é as Normas Regulamentadoras referentes à segurança e medicina do trabalho que abrange todos os trabalhadores e empresas orientados pelo CLT – Consolidação das leis do trabalho. É obrigatório que todas as normas sejam cumpridas, pois a NR1 possui todos os requisitos necessários para certificar que todos os trabalhadores, seja ele de empresas privadas ou públicas, estejam protegidos.

        O órgão competente que coordena e supervisiona as tarefas referentes à segurança e medicina do trabalho é a SSST – Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho. É ela a responsável por saber se as empresas estão cumprindo com as obrigações previstas. É obrigação de o empregador permitir a fiscalização de representantes de segurança e medicina do trabalho, cumprir e fazer os demais cumprirem todas as normas, garantir que os empregados estejam trabalhando em um ambiente seguro e com equipamentos de segurança necessários, como também o empregador deve dar ciência aos empregados sobre os possíveis riscos e medidas de seguranças e estabelecer condutas para caso ocorra algum acidente.

        O empregado não se isenta de obrigações, a ele cabe cumprir todas as normas e regulamentações de segurança e saúde do trabalho e cumprir ordens vindo do superior, usar todos os equipamentos de segurança fornecidos pelo empregador, fazer os exames médicos obrigatórios na NR e contribuir e apoiar a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras, pois são elas que iram impedir que acidentes possam ocorrer. Caso o empregador se negar a cumprir tais normas, a ele será atribuído uma penalidade, que pode resultar em demissão.

        A NR1 foi à primeira norma a estabelecer medidas de segurança e da medicina do trabalho para garantir a proteção dos trabalhadores no ambiente de trabalho, desde 1978 o Ministério do Trabalho vem elaborando leis para empregadores e empregados, visando garantir que todos tenham um ambiente seguro e tentando diminuir os ricos causados por algumas atividades. Cumprir todas essas NRs é essencial para proteger a saúde e integridade física do trabalhador, e garantir que ele irá retornar ao seu lar em segurança.

Bibliografia:

Resumo da NR1 - Segurança e medicina do trabalho. Disponível em: Acesso em: 12 fev.2020.

NR1: Disposições gerais. Disponível em: Acesso em: 12 fev.2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com