TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neoliberalismo

Resenha: Neoliberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 2

o Estado deve gastar menos com hospitais públicos, escolas e universidades estatais, reduzir o direito a aposentadoria e de auxilio aos desempregados. Bem, tais serviços ainda serão prestados, contudo por empresas particulares.

Por administrarem melhor que o Estado — segundo os próprios neoliberais— as empresas ofereceriam serviços mais baratos e de melhor qualidade e, assim, permitindo aos consumidores a escolha do que é melhor para eles. Com isso, o cidadão passa a ser principalmente consumidor.

Caso todas as idéias neoliberais sejam adotas aqui no Brasil, privatizando o serviço publico de saúde, por exemplo, o paciente (cliente) poderá ter um leito individual ou coletivo ou ainda escolher o médico que o atenderá. Tudo isso, claro, de acordo com o seu poder aquisitivo. Afinal de contas, por que esperar tanto tempo em uma fila, quando é possível pagar para ser atendido e ainda podendo escolher quem e quando?

O problema é que a maior parte da população brasileira utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) não porque o mesmo presta um serviço de qualidade, mas sim pelo fato de não possuírem condições financeiras para poder pagar um convênio. Com a privatização, alguns seriam obrigados a tentarem restabelecerem sua saúde em casa, esperando a cura ou até mesmo a morte.

No atual sistema em que vivemos, é difícil acreditar na boa vontade de multinacionais, afinal de contas elas não jogam para perder. Assim, o que leva uma grande empresa oferecer seus serviços ou produtos gratuitamente? Com certeza não é pela sua benevolência, tudo que fazem é visando o lucro e a conquista de mercado. Uma vez que elas defendem que o homem tem que ter total liberdade para investir e lucrar.

Depois de darem sua “contribuição social”, as multinacionais mostram a que veio, como, por exemplo, passam a cobrar por seus serviços. A exemplo da Google que quer agora privatizar a internet e obedecendo aos seus princípios neoliberais não querem a intromissão do Estado e, portanto, ela é quem vai estabelecer os preços de cada conteúdo. Assim cada um vai ter acesso ao que pode pagar, criando assim uma separação de classes na rede.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com