TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neoliberalismo Na Globalização Da Economia

Trabalho Universitário: O Neoliberalismo Na Globalização Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 3

A globalização da economia é uma conseqüência de fatos que vêem se desenvolvendo historicamente, desde o século XVII, com o advento do Iluminismo. Sendo a origem e evolução dos fatos transmitida através de filósofos, sociólogos e economistas que produziram teorias e conceitos sobre o mercado, bem como o comportamento deste com relação às políticas individuais e coletivas no decorrer do tempo. Entre eles, podemos destacar Karl Marx, Weber, Smith, Loeck, entre outros.

A evolução histórica da economia, principalmente, após a segunda guerra mundial, com o inicio de uma grande demanda de consumo e, também, um rápido crescimento na tecnologia de produção, começou a delinear um mercado e uma política de produção altamente dirigida ao consumismo. Até então, havia liberdade na atuação da economia de mercado, independente da economia política.

Na intensa necessidade de avançar no sentido de recuperar e produzir bens arrasados durante a guerra, surgiram novas idéias relativas à produtividade industrial, criando mais liberdade na economia de mercado e maior força para o capitalismo.

Mais liberdade, deixando ela (economia) se recuperar, conforme determina a livre concorrência, veio agregar mais peso ao capital, dando origem a necessidade de intervenção política do Estado.

O crescente progresso tecnológico dos últimos 20 anos, vem oportunizando à sociedade participar e usar essa grande evolução produtiva.

O consumo tornou-se crescente, formando uma verdadeira sociedade consumista, gerando a exigência de globalizar a economia, como forma de possibilitar a fluência do capital e dos serviços para mundo todo.

É o pensamento neoliberal, hoje, predominante na economia de mercado.

O neoliberalismo abre a liberdade econômica regulada pelo próprio mercado, havendo em algumas situações a necessária intervenção política do Estado para disciplinar essas operações econômicas, assim, evitando o desequilíbrio, financeiro, entre as negociações.

Atualmente o neoliberalismo é o sistema econômico mais utilizado em todo o mundo, e não poderia ser diferente numa civilização, hoje, totalmente globalizada.

A economia e a política devem agir independentes uma da outra, com toda a liberdade, no entanto, em diversas oportunidades para evitar abusos é necessária a intervenção política na economia. Essa intervenção, tem na maioria das vezes, a finalidade de reduzir a pressão do capital sobre o trabalho e sua dependência social daquele.

O pensamento neoliberal não aceita pacificamente essa participação política na economia. O neoliberalismo quer o fator político cada vez menos participativo na economia de mercado. Mas, a total liberdade, ainda, é basicamente impraticável, tendo em vista as diferenças sociais e econômicas apresentadas entre os países ricos e pobres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com