TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuroanatomia

Tese: Neuroanatomia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 5

DIVISÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL

ENCÉFALO:

Cérebro (telencéfalo + diencéfalo)

Cerebelo

Tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo)

MEDULA ESPINHAL

Vesículas Primordiais do EncéfaloTelencéfalo e Diencéfalo

 O encéfalo consiste em cérebro, tronco encefálico e cerebelo.

 É a parte do sistema nervoso central que se encontra no interior de crânio.

 O diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que é a porção mais desenvolvida e mais importante do encéfalo, ocupando cerca de 80% da cavidade craniana.

 O telencéfalo encobre quase completamente o diencéfalo, que pode ser visto apenasna face inferior do cérebro.

 Embora as metades do cérebro tenham uma estrutura bem parecida, certas funções são realizadas por um único hemisfério. Geralmente, o hemisfério dominante de uma pessoa ocupa-se da linguagem e das operações lógicas, como fazer contas, estudar, escrever, enquanto que o outro hemisfério controla as emoções e as capacidades artísticas e espaciais. Em quase todas as pessoas destras, que têm mais habilidades com o lado direito do corpo para escrever, chutar bola, o hemisfério dominante é o esquerdo. Nas pessoas canhotas, que utilizam mais o lado esquerdo do corpo, o hemisfério que manda é o direito.

 SUBSTÂNCIA CINZENTA

-A região superficial do telencéfalo, que acomoda bilhões de corpos celulares de neurônios (substância cinzenta), que constitui o córtex cerebral.

-Núcleos da base: situados em cada hemisfério do cérebro, incluem os núcleos caudado e lentiforme que, reunidos a outros núcleos, se relacionam com a coordenação da atividade muscular.

SUBSTÂNCIABRANCA

O córtex recobre um grande centro medular branco, formado por fibras axoniais (substância branca).

NÚCLEOS (GÂNGLIOS) DA BASE

Em meio ao centro branco (nas profundezas do telencéfalo), há agrupamentos de corpos celulares neuronais que formam os núcleos (gânglios) da base ou núcleos (gânglios) basais.

CAUDATO

PUTAMEN

GLOBO PÁLIDO

NÚCLEO SUBTALÂMICO

Parece que os gânglios da base participam também de um grande número de circuitos paralelos, sendo apenas alguns poucos de função motora. Outros circuitos estão envolvidos em certos aspectos da memória e da função cognitiva.

1. NúcleoCaudato: controla movimentos intencionais grosseiros do corpo (isso ocorre a nível sub-consciente e consciente) e auxilia no controle global dos movimentos do corpo.

2. Putamen: funciona em conjunto com o núcleo caudato no controle de movimentos intencionais grosseiros. Ambos os núcleos funcionam em associação com o córtex motor, para controlar diversos padrões de movimento.

3. . Globo Pálido: provavelmente controla a posição das principais partes do corpo, quando uma pessoa inicia um movimento complexo, Isto é, se uma pessoa deseja executar uma função precisa com uma de suas mãos, deve primeiro colocar seu corpo numa posição apropriada e, então, contrair a musculatura do braço. Acredita-se que essas funções sejam iniciadas, principalmente, pelo globo pálido.

4. Núcleo Subtalâmico e áreas associadas: controlam possivelmente os movimentos da marcha e talvez outros tipos de motilidade grosseira do corpo.

Cérebro

 Apresenta dois hemisférios cerebrais cujas superfícies apresentam dobras ou giros e sulcos interpostos.

 Sulco inter-hemisférico ou fissura longitudinal: separa os hemisférios cerebrais.

 A conexão principal entre os dois hemisférios é o corpo caloso, um feixe de 200 milhões de fibras nervosas.

 Corpo caloso: forma o assoalho do sulco longitudinal e parte do teto do ventrículo lateral.

 Partes: rostro, joelho, corpo e esplênio.

 Tem papel importante na transferência hemisférica cruzada das discriminações aprendidas, das experiências sensoriais e memória; os hemisférios não se comunicam entre si.

Pode ser dividido em lobos, correspondendo cada um, ao osso do crânio com que guardam relações.

Lobos frontal, occipital, parietal e temporal.

DIVISÃO EM LOBOS:

LOBO FRONTAL: processamentos complexos (cognição, planejamento e iniciação dos movimentos voluntários)

LOBO PARIETAL: área de projeção e processamento somestésico

LOBO TEMPORAL: área de projeção e processamento auditivo.

LOBO OCCIPITAL: área de projeção e processamento visual

 INSULA:Participa do Sistema Límbico e coordena emoções, além de ser responsável pelo paladar, ele fica oculto sob os lobos frontais e temporal.Lobo da ínsula: situado em um plano mais profundo, internamente ao sulco lateral ou sulco de Sylvius.

Sulco central: separa os lobos frontal e parietal (separando as áreas motoras e as sensitivas). Também chamado de fissura de Rolando.

Giro pré-central: localiza-se na frente do sulco central, na parte posterior do lobo frontal. É a principal área motora do córtex e contém as células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos esqueléticos através de conexões com núcleos motores de nervos cranianos.

Giro pós-central: localiza-se atrás do sulco central, na parte anterior do lobo parietal. É a principal área sensitiva do córtex, onde sensibilidades como o tato tornam-se conscientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com