TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nota-se Que A Participação Do Indivíduo Dentro Da Sua Própria Cultura é, E Sempre Será Limitada, Devido A Algumas Limitações Impostas Por Seus Próprios Participantes Como: Sexo, Idade E O Limite Entre As Classes Etárias. Quando Olhamos Para As D

Trabalho Escolar: Nota-se Que A Participação Do Indivíduo Dentro Da Sua Própria Cultura é, E Sempre Será Limitada, Devido A Algumas Limitações Impostas Por Seus Próprios Participantes Como: Sexo, Idade E O Limite Entre As Classes Etárias. Quando Olhamos Para As D. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  2.064 Visualizações

Página 1 de 3

Nota-se que a participação do indivíduo dentro da sua própria cultura é, e sempre será limitada, devido a algumas limitações impostas por seus próprios participantes como: sexo, idade e o limite entre as classes etárias.

Quando olhamos para as diferencias relacionadas a sexo dentro de uma determinada cultura, vemos que a própria sociedade e seus indivíduos estabelecem divisões, levando automaticamente a exclusão dos mesmos, vemos em algumas sociedades mulheres sendo privadas de exercer determinadas posições sob o pretexto de serem do sexo feminino. É justamente neste contexto, que surgem as participações diferenciadas dos indivíduos dentro da sua próprio cultura.

É verdade que, quando observamos os parâmetros relacionados à idade como fonte de divisória dentro de uma determinada sociedade ou cultura, os efeitos são mais desastrosos, a idade tem se tornado um agente impulsionador para reger diferentes participações de indivíduos dentro de sua própria cultura, baseado neste contexto escreveu Marion Levy Jr. “nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito”.

Outro fator que tem contribuído para as diferentes participações dos indivíduos dentro da sua própria cultura são os limites entre as classes etárias, como fazer para identificar os limites corretos entre um adolescente e um jovem? Nesta tentativa de separação de atividades entre adolescentes e jovens tem se criado diferentes participações dentro de sua própria cultura, como por exemplo: um jovem que alcançando a idade de dezoito anos o seu voto é obrigatório, porém o mesmo não pode exercer seus direitos de adulto, pois só aos vinte e um anos ele tem esse direito, este tipo de comportamento é justamente o que forma indivíduos com participações diferentes dentro da sua cultura.

Estas divisões são impostas sem levar em consideração os efeitos contrários, criando barreiras que distanciam e excluem muitos indivíduos de sua própria cultura.

Os indivíduos participam de forma diferente, porque cada qual retém (apreende) de forma limitada. A participação do indivíduo em sua cultura é sempre limitada, Isto porque nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito. Porém deve existir um mínimo de participação do indivíduo na pauta de conhecimento da cultura, a fim de permitir as sua articulação com os demais membros da sociedade.

A CULTURA TEM UMA LÓGICA PRÓPRIA:

Já se foi a tempo em que a mentalidade dizia que havia um padrão de cultura, um tempo que reinou o etnocentrismo e a imposição de uma cultura “mais avançada” para uma considerada inferior.

Todo sistema cultural tem sua própria lógica, não é um sistema de lógica (linear); não é evolucionista; não dispõe de um pensamento mágico e não é algo que está inacabado que precisa evoluir. A cultura é um sistema bem articuldado independente de um outro sistema que constituirá a ciência.

Não se pensa a cultura a patir de observações diretas , valendo-se apenas do instrumental sensorial. A busca de explicar fatos cruciais como a vida e a morte foram responsaveis pelo aparecimento de diversos sistemas filosóficos, nesse processo de explicar a vida é necessário entender a concepção, do nascimento, da reprodução humana, da onde depois vem as explicações para a ordem social e os graus de parentesco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com