TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Será Que Alguns Desses "traços Curriculares" não Acabaram Entrando No Cotidiano Das Escolas? Você já Ouviu Falar Em Palmatória? Em Cultura Do Silêncio? Em Nota De "comportamento"? Será Que Os Funcionários E As Funcionárias De Escola, Pri

Pesquisas Acadêmicas: Será Que Alguns Desses "traços Curriculares" não Acabaram Entrando No Cotidiano Das Escolas? Você já Ouviu Falar Em Palmatória? Em Cultura Do Silêncio? Em Nota De "comportamento"? Será Que Os Funcionários E As Funcionárias De Escola, Pri. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  874 Visualizações

Página 1 de 5

Unidade 6 – O papel dos funcionários como educadores

Até que ponto os funcionários são educadores?

Somos educadores, porque somos membros da sociedade humana que é essencialmente educadora, os alunos não fazem distinção entre funcionários e professores, para eles todos são adultos responsáveis por seu cuidado, educação e até correção. Quem faz essa distinção é a burocracia: onde o professor é educador e os outros são auxiliares de apoio e suporte.

O que torna o professor um educador é o compromisso com o aprendizado do aluno, a atitude diante dos valores, a perícia em se atualizar no domínio de seus conhecimentos. O professor e o funcionário precisam possuir um conjunto de competências: a de especialista, a de habilitado e a de educador escolar, ou seja, serem comprometidos com a educação e com a proposta pedagógica da escola que trabalha.

Conceito 1 - Financiamento da Educação

A Constituição Federal diz que 25% dos impostos devem ser gastos com a manutenção do ensino, mas podendo aumentar de acordo com a arrecadação de cada município.

Conceito 2 – Sindicato

A lei brasileira dá a liberdade de organização aos trabalhadores para lutarem, até mesmo com greves para alcançar melhorias na sua profissão.

Conceito 3 – Constituição

A Constituição veio trazer garantias do Estado para a educação, mas para se tornar realidade são necessários recursos financeiros públicos suficientes e a reivindicação, organização e luta dos cidadãos para efetivar seus direitos.

Conceito 4 – Educação Superior

A Constituição Federal garante o “acesso aos níveis mais elevados de ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”, mas para entrar num curso superior, precisamos provar nossa capacidade, através da conclusão do ensino Médio ou aprovação num concurso seletivo. (vestibular). Por esse motivo é necessário no Brasil uma Reforma da Educação Superior.

PRATIQUE

Você conhece algum funcionário ou funcionária de escola que tenha feito um curso superior? Faça uma entrevista e pergunte o que mudou em sua vida. Você tem um filho ou irmão menor que completou ou faz o curso superior? E você, sonha com isso? Quais seriam os cursos superiores mais adequados à sua profissão? E qual é o que lhe desperta mais desejo? Existem cursos superiores em sua cidade? Quais?

Após a apresentação a turma discutiu sobre o porque de os funcionários das escolas não terem alguns benefícios que os professores tem, como o mesmo valor de auxilio transporte e a gratificação para cursos. Discutiu-se também o que realmente o sindicato faz por nós o s funcionários, e discutimos o pratique que na opinião de muitos está fora da realidade pra nós, já que todos temos ou cursamos curso superior, mas a tutora nos explicou que este material é utilizado em todo o país e da diferença entre os funcionários do Paraná e os de outros

estados. Após nossa apresentação foi a vez do grupo 5.

UNIDADE 7 – FUNCIONÁRIOS: PROFISSIONAIS VALORIZADOS OU SERVIDORES DESCARTÁVEIS?

Nesta unidade o autor discute o que são atividades-fim e atividades-meio no contexto educacional. Este tema é bastante polêmico e está diretamente ligado a resposta da seguinte pergunta: “qual é a função da escola?”.

Se dissermos que a função da escola é ensinar os conteúdos então as atividades desenvolvidas pelos professores são atividades-fim e todas as demais (limpeza, registros documentais, atendimento, alimentação) atividades-meio ou de apoio, pois não estão diretamente ligadas ao ensino. Porém se respondermos que a função da escola é educar então todas as atividades desenvolvidas na escola são atividades-fim e todos os envolvidos educadores.

No contexto da transformação da escola em espaço educativo, o autor fala da importância de articular o conteúdo que o professor ensina em sala de aula com as atividades desenvolvidas pelos agentes no ambiente escolar. Como exemplo cita que, se o professor de geografia estiver trabalhando nordeste brasileiro (discutindo a desnutrição, a riqueza nutricional dos frutos da região, entre outros) ele pode planejar, com o técnico de alimentação, cardápios que contemplem a culinária nordestina, destacando suas propriedades e benefícios para a saúde. Dessa forma os espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com