TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Branqueamento

Por:   •  7/6/2016  •  Artigo  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Os africanos contribuíram para a formação da cultura local em uma enormidade de aspectos, tanto na dança, música, culinária, religião e até mesmo no idioma. E, essa contribuição não se restringiu a apenas um estado ou região, e sim a grande parte do território.

A contribuição mais notória e mais perceptível ocorreu na culinária. Ela se deu em parte pelo fato de escravas negras serem responsáveis pela cozinha nos grandes engenhos, e devido a isso, pouco a pouco elas foram trazendo sua culinária de origem para o país. Dessa forma, alguns temperos, hortaliças e pratos típicos passaram a fazer parte da alimentação local, como o azeite de dendê, o quiabo e o chuchu.

Ocorreu também nas senzalas, onde os negros aproveitavam alguns alimentos que os senhores de engenho os davam e faziam alguns de seus pratos típicos e aperfeiçoavam outros, como é o caso da feijoada.

As principais contribuições nessa área além dos já citados foram o abará, aberém, aluá, quibebe, acarajé, vatapá, pamonha, caruru, mugunzá, sarapatel, baba de moça e a cocada.

Outras influências importantes deixadas pelos negros foram na música. O samba, estilo que é cartão postal do país, sem sombra de dúvidas é a principal influência nessa área. Outros estilos africanos importantes são o maracatu, congada e lundu. Instrumentos como o tambor, atabaque, cuíca, alguns tipos de flauta, afoxé, agogô, marimba e o berimbau também são heranças africanas que constituem parte da cultura brasileira.

O berimbau é a principal dança que os negros trouxeram para o Brasil. Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, os movimentos foram adaptados às cantorias africanas e se tornou mais parecido com uma dança. Outra dança importante é a umbigada.

Na religião, as principais contribuições foram o Candomblé, Quimbanda, Umbanda e Tambor de Mina, sendo que todas elas foram criadas no Brasil por negros.

Uma influência importante e que muitas vezes não é lembrada ocorreu no idioma, já que o português falado no Brasil traz inúmeras palavras de origem africana. Como exemplos dessas palavras temos o abadá, caçamba, cachaça, cachimbo, caçula, candango, canga, capanga, carimbo, caxumba, cochilar, corcunda, dengo, fubá, gibi, macaco, maconha, macumba, marimbondo, miçanga, moleque, quitanda, quitute, tanga, xingar, banguela, babaca, bunda, cafofo, cafundó, cambada, muquirana e muvuca.

Outras inúmeras contribuições dadas ocorreram na arquitetura, literatura, criação de mascaras, entre outros.

http://escolakids.uol.com.br/influencia-africana-na-cultura-brasileira.htm

http://universidades-ibero-americanas.universia.net/brasil/viver/cultura.html

https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php

http://www.afreaka.com.br/notas/a-influencia-africana-na-formacao-da-lingua-portuguesa-no-brasil/

http://culturaafricananobrasilenabahia.blogspot.com.br/

http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com