TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Dobrou a Direita

Por:   •  31/12/2021  •  Seminário  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 5

Nome: João Marcos Pereira Lacerda

O resultado estatístico que se pode fazer sobre o prefeito de Recife nas eleições de 2020 é que o que estava em exercício durante o período da pandemia era Geraldo Júlio do PSB, como ele estava no segundo mandato ele não tentou reeleição, mas seu partido apoiou o prefeito que ganhou a eleição. Pode se dizer que Geraldo teve boas decisões no que se diz a pandemia, fez propagandas a favor do isolamento social, não defendia o negacionismo do presidente Bolsonaro, ele decretou a diminuição dos serviços em 15 de março de 2020, 4 dias depois da OMS declarar a pandemia no Brasil, o índice dado é 8 de 10, já que apesar das boas medidas o prefeito estava envolvido em escândalos de corrupção. É importante lembrar que Recife teve um índice de mortalidade 151,08.

Apesar disso o partido do PSB ainda tinha uma boa reputação para eleição pode se dizer então que a maioria das decisões de Geraldo favoreceu a eleição de João Campos que venceu a candidata do PT Marília Arraes com 56,27% dos votos, com uma diferença de 12,5% para Marília, o partido também não teve a maior parte do tempo no HGPE, cerca de 39,5%, os gastos com votos foram de 7,5 milhões de reais.

A variável dependente é o modo como cada prefeito lidou com a pandemia e a independente é o resultado que ela gera sobre a população e consequentemente, nas urnas, os prefeitos das cidades, Recife, Boa Vista, Campo Grande e João Pessoa tiveram sucesso nas eleições já que não houve um descaso para a pandemia como aconteceu no Rio de Janeiro, que além de falhar no combate a pandemia, tinha o apoio do presidente Bolsonaro durante as eleições algo que contribuiu para Marcelo Crivella não fosse reeleito. A eleição de Eduardo Paes mostra que em todas as 25 capitais do Brasil, era necessário que o prefeito trouxesse medidas a mais de saúde sanitária, fosse pró-vacina e tivesse suspendido o comércio e as aulas presencias o mais perto possível da data que a OMS declarou a pandemia; 11/03/2020.

Há algumas variáveis que algumas vezes não entram na equação e não necessariamente estão ligados a pandemia, o antipetismo e os posicionamentos políticos, liberais ou ultraconservadores podem influenciar na decisão como aconteceu com a candidata Marília Arraes, algumas opiniões de igrejas evangélicas podem ter influenciado na escolha por João Campos, além do histórico de corrupção do PT.

Referências

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/eleicoes/2020/resultado-das-apuracoes/recife.ghtml

https://www.folhape.com.br/noticias/prefeito-geraldo-julio-faz-balanco-de-quatro-meses-de-pandemia-no/146994/

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/eleicoes/2020/noticia/2020/11/07/eleicoes-2020-candidatos-a-prefeito-do-recife-declaram-mais-de-r-186-milhoes-em-arrecadacao-para-campanha.ghtml

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/panfletos-distorcem-frase-de-marilia-arraes-sobre-a-biblia/

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2020/apuracao/1turno/rj/rio-de-janeiro/

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com