TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CASO FICTÍCIO DA CIDADE PIRACAJÚ

Por:   •  26/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.420 Palavras (14 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        ETAPA 1        4

2.2        ETAPA 2        6

2.3        ETAPA 3        7

2.4        ETAPA 4        8

2.5        ETAPA 4        9

2.5        ETAPA 5        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

        

        

  1. INTRODUÇÃO

A criminologia estuda o crime como fenômeno social e individual, incluindo basicamente o estudo de suas causas e a mensuração de sua extensão. Paralelamente, também contribui decisivamente para a forma de controlo e prevenção da criminalidade, nomeadamente a política criminal. Este objetivo é alcançado em grande parte pelo emprego do método científico, uma estratégia que já fez progressos decisivos no campo e, portanto, mostrou-se muito promissora.

Esses diferentes aspectos são revelados e analisados ​​nesta introdução à criminologia, utilizando fontes primárias e prestando especial atenção aos aspectos teóricos e metodológicos. Está escrito numa linguagem de fácil compreensão, mas sem descurar o que pode constituir uma das missões mais importantes da criminologia: a vigilância contra as profundas complexidades dos fenómenos criminais.

Essa Produção Textual Individual (PTI) tem como temática “Estatísticas do caos e a crise da Segurança Pública: o caso fictício da cidade Piracajú” a qual foi escolhida a fim de possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. ETAPA 1

A situação do país é terrível diante dos problemas estabelecidos, pois estamos diante de uma guerra interna, do poder executivo do Estado contra seu próprio país, contra o crime organizado e corrupto que se espalha e destrói todo o país. A resposta é puramente social, temos que atacar de todas as direções com programas sociais viáveis ​​que possam educar, formar e nutrir os cidadãos, dando-lhes empregos e dignidade para que possam levar seus filhos a um futuro melhor, afinal, estamos construindo uma comunidade O país que governa este país, até meados do século em que vivemos, podemos reverter o status quo de nossas vidas, caso contrário, é o fim (ARAÚJO, 2008).

De acordo com Aguiar (2019) o poder paralelo mais conhecido é o crime organizado, que ocupa território urbano em grandes centros, atrai populações e forma redes de relações criminosas que manipulam relações e promovem a violência. Tráfico de drogas, tráfico de armas, prostituição, roubo, contrabando, tudo pode ser ilegal e confrontado com as forças de segurança oficiais. Mesmo o confronto entre os poderes paralelos e as forças de segurança pública é constante. Eles deixam vítimas e sinalizam as notícias diárias. O crime é em grande parte ordenado, com lógica de comando, com forças paralelas. Também se sustenta influenciando a ordem oficial. As estruturas legais óbvias também estão manchadas. Há um braço de poder paralelo no que pensamos ser uma ordem lógica. Esse "braço" tem poder e pode interferir em nosso destino mais do que podemos imaginar.

Os agentes do poder paralelo geralmente atuam sem a polícia e em violação às normas estaduais (às vezes esse crime organizado assume funções de Estado ao estabelecer suas próprias regras e comportamento, ação direta, demarcar direitos de acesso dos cidadãos, demarcar territórios, disputar pontos de venda de drogas, recrutar seguidores, delegam funções e hierarquizam suas organizações, estabelecem códigos de conduta, estabelecem tribunais para suas causas e ocorrências recíprocas, fazem cumprir condenações e atraem autoridades por meio de seu poder econômico.

Em um esforço para acabar com o impasse sobre as definições legais, A Lei nº Lei nº 12.850, de 2 de agosto de 2013, vê mudanças na redação da prática criminosa e da arte para tipos específicos de crimes. O artigo 288 do Código Penal (anteriormente constituído o crime de “gangues ou quadrilhas”), visa regular a jurisprudência brasileira.

Portanto, a Lei nº 12.850/2013 foi criada para conceituar as organizações criminosas, embora para alguns estudiosos ainda existam algumas omissões. Em seguida, examina todas as características exigidas para a configuração de uma organização criminosa nos termos da Lei 12.850/2013, a saber, número mínimo de membros, existência de hierarquia, obtenção de vantagens etc. É assim também que as organizações criminosas operam, pois raramente cometem apenas um crime. Portanto, como você verá no decorrer do trabalho, são comuns comportamentos comuns a diversos crimes, como corrupção e lavagem de dinheiro (COUTINHO, 2020).

Para Garrido (2012) no passado, as pessoas acreditavam que os criminosos nasciam com a marca do crime, e que o crime era seu único destino. Define infratores congênitos que terão características que os tornam criminosos em potencial. No entanto, verificou-se por meio de inúmeros estudos que fatores sociais podem influenciar a trajetória de vida de um indivíduo e, assim, contribuir para a inserção ou não inserção no mundo do crime.

Quando ocorrem crises econômicas, ocorrem mais atividades criminosas. Pobreza; sofrimento; más experiências; fome e desnutrição; cultura civilizada, educação, escolas e analfabetismo; casa; ruas; desemprego e subemprego; ocupações; guerra; urbanização e densidade populacional; industrialização; migração, imigração e estímulos políticos que influenciam a tomada de decisão poder de indivíduos propensos ao crime (GARRIDO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (293.5 Kb)   docx (282.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com