TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Exames: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da função administrativa no primeiro texto tem que Oliveira teve uma iniciativa a partir do ponto em que ele percebe que em Bragança Paulista tinha muitas lojas de 1,99, mas com pouco utensílio doméstico nas lojas. Foi onde ele teve a idéia de fazer uma pequena indústria em 2004, onde levou ele a fazer um investimento de 140 mil reais e contratar funcionários e capacitá-los na produção de utensílio doméstico. Para isto teve que planejar como iria funcionar esta fabrica para que futuramente pudesse ter uma grande demanda de utensílios para poder fornecer para todas as lojas de 1,99 de sua cidade e também expandir suas vendas a outras cidades e regiões do Brasil. Com isto ele teve que ter uma organização para atingir seus objetivos, liderança para pensar no futuro da fabrica de utensílio e alcançar seus objetivos estabelecidos anteriormente e atualmente ele esta conseguindo manter esta demanda com um faturamento de 300 mil reais com apenas 54 funcionários.

No caso da empresa Star Active tendo em vista que necessitava de capital para iniciar as atividades da empresa a estratégia que o empresário adotou além de participar do curso para empresários foi criar o seu plano de negócio ao longo dos seis meses que viriam para que o banco aceitasse a sua proposta de financiamento, realizando pesquisa de mercado, encontrando os riscos que poderia enfrentar chegou a uma conclusão positiva sobre a criação da empresa, assim buscou o que produzir para o mercado escolhido, como iria produzir e onde distribuir. Estabelecida às metas o Sr. Almeida organizou os recursos necessários para atingir o objetivo, buscou informações, mão de obra e direcionou os recursos para a estrutura física do empreendimento.

Nos dois casos as variáveis econômicas interferiram a favor dos empresários, nos dois ramos de atividade podemos observar que tiveram um bom crescimento econômico e com isso obtiveram um aumento no faturamento depois de iniciada as atividades empresariais. A Alumínio Oliveira teve inicio com capital próprio para a produção de seus produtos, já a Star Active teve que buscar junto ao banco um financiamento para captar recursos para a empresa, tendo em vista que negociou e estudou a taxa de juros com os bancos antes de enviar seu plano de negócio para aceitação da instituição financeira. Desde 2004 até os dias atuais não houve um aumento considerável na inflação brasileira com isso os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, isso fez com que as duas empresas não perdessem a competitividade no mercado por não precisarem elevar os preços para o consumidor final.

Além de olhar para a situação da própria empresa para definir os rumos que o negócio irá tomar nos meses futuros, o empresário também precisa ficar atento para as oscilações da economia nacional e mundial. Em muitos casos, é possível prever com alguma antecedência quais serão os próximos movimentos da economia com base nos números revelados por tais indicadores. E se há movimento na economia, ele pode chegar até as finanças do negócio. Por isso, é essencial que o empresário fique atento.

No entanto, muito mais do que criar o hábito de checar periodicamente os diversos indicadores financeiros, o empreendedor precisa saber o que eles significam. Mais ainda, qual é a real influência que têm sobre o negócio. "Em termos de indicadores externos, o empresário precisa saber qual é o crescimento do setor em que atua. Ao começar a visualizar, entende o alcance da empresa e tem noção da expectativa e da dimensão desse mercado", afirma Liliane Cristina Segura, professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Mackenzie.

Para ela, quando o empresário presta atenção ao mundo que está à volta do seu negócio, consegue fazer um planejamento muito mais eficaz do que se restringir o olhar apenas ao que está dentro da empresa. "Até porque os concorrentes estão no mercado. E ver a situação dos concorrentes permite saber se está, comparativamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com