TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Casos: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

As funções administrativas, o conceito de patrimônio, as origens de recursos das organizações, assim como a análise e estrutura de mercado, oferta e demanda são alguns assuntos abordados, levando o leitor a uma melhor compreensão do contexto empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Funções administrativas

Foi Henri Fayol, engenheiro Frances, quem primeiro conceituou sobre as funções administrativas. De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle..

No planejamento é feita uma analise pelos administradores da condição atual para definir meios de alcançar um futuro almejado. Definindo ações a pequeno, médio e longo prazo. As outras funções perdem seu valor, sem planos e objetivos claros. A Organização envolve a reunião e coordenação dos recursos indispensáveis para chegar ao objetivo. A Direção está relacionada em como as pessoas serão conduzidas, ou seja, como elas serão influenciadas para que executem as atividades de acordo com o planejado. O Controle irá garantir que o que seja atingido o objetivo que se propôs. Observando o planejamento as variações e desvios irão sendo corrigidas.

Os conceitos de Fayol sobre funções básicas administrativas permanecem até hoje, como uma contribuição muito positiva a atuação das organizações. Ao longo do tempo foram sendo ampliadas e novas funções foram sendo acrescentadas. O Professor Djair Picchiai – Março 2010 descreve sete funções administrativas: planejar, comandar, organizar, coordenar, avaliar, supervisionar e controlar.

2.2 Patrimônio

O dicionário define Patrimônio como “Herança paterna; bens de família; riqueza; complexo de bens, materiais ou não, direito, ações, posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica” (FERREIRA, 1994, p. 488).

O prof. Jose Maria da Costa como: “O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas à entidade (empresa, organizações, poder público), e constitui um meio (recurso) necessário para a realização dos objetivos das entidades” (COSTA, 2009, p. 43). E segundo (PADOVEZE, 2000, p. 36) “Patrimônio é o conjunto de riquezas de uma entidade”.

2.3 Fontes de recursos

Toda empresa precisa de recursos materiais e financeiros para aplicar em suas atividades, para satisfazer suas necessidades econômico-financeiras. Esses recursos são originados de fontes internas e externas. As fontes internas, representado pelo capital próprio, que é o capital social, ou seja, o investimento dos sócios na empresa. E as fontes externas pelos capitais de terceiros: fornecedores, empréstimos, financiamentos, etc.

2.4 Análise do mercado

“O mercado representa qualquer lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços. Não necessariamente é preciso a presença física para se consumar o mercado, sobretudo atualmente, com os modernos meios de comunicação e formas de comércio” (GASPAROTTE, 2009, P. 86). O livre mercado presume a ação das empresas sem influências externas, como a intervenção do governo com tarifas diferenciadas, preços mínimos, tabelamentos, etc. Essas intervenções nem sempre geram resultados satisfatórios, às vezes só desperdício das verbas destinadas. No Brasil, após muitos anos de intervenções fortes, o governo entendeu que quanto menos ele intervir, melhor o mercado funciona.

Presume-se também que os empresários correm atrás da maximização do lucro. Já os consumidores da maximização da satisfação, levando em consideração questões de preço e qualidade. Assim, em análise econômica o mercado envolve compradores e vendedores, e nesse espaço as decisões de um, afeta sensivelmente o outro.

Existem três tipos de mercados:

a) Mercados geográficos, por exemplo, o mercado americano.

b) Mercados de um produto, por exemplo, o mercado de automóveis.

c) Mercados temporais, por exemplo, o mercado da soja em junho.

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado

A lei geral da demanda aponta uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem. Quanto maior o preço, menor a demanda. A procura do consumidor é influenciada por variáveis como o preço do serviço ou bem, a renda do consumidor, o gosto ou preferência e o preço dos outros bens. O aumento do preço leva o consumidor a substituir o bem por outro similar de menor valor ou diminuição do consumo, diminuindo assim a demanda.

A oferta, diferentemente da demanda tem uma correlação direta entre a quantidade ofertada e nível de preço. Embora na demanda por um bem o preço seja

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com