TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 O CONTEXTO EMPRESARIAL 4

2.1 Conceitos de Funções Administrativas 4

2.2 Conceito de Patrimônio....................................................................................................5

2.3 Fontes de Recursos...............................................................................................6

2.4 Análise de Mercado................................................................................................6

2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado..............................................................6

2.6 Estruturas de mercado...........................................................................................7

2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social............................................................................................................................8

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo aprimorar os conhecimentos sobre O Contexto Empresarial onde abordaremos com mais intensidade os subtemas referentes aos Conceitos de Funções Administrativas que está relacionado a parte organizacional da empresa, o Conceito de Patrimônio que informa com clareza os procedimentos para apurar e controlar as informações contábeis da entidade, detalhamento das Fontes de Recursos para a constituição de uma empresa, informações básicas e eficazes para compreender e concluir a Análise de Mercado para qual será o seu público alvo , Demanda, oferta e equilíbrio de mercado, Estruturas de mercado, Contabilidade Social como ferramenta de informação para a responsabilidade Social. Com base nas informações citadas podemos ter esclarecimentos suficientes sobre o contexto empresarial.

2 O CONTEXTO EMPRESARIAL

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções Administrativas se caracterizam em Planejamento, Organização, Direção e Controle, suas atribuições são relevantes em todas as áreas de uma organização, sendo assim seus setores e departamentos são provenientes de uma conjuntura inerente às funções administrativas. Partindo de um princípio de Teoria Clássica de Administração fundamentada e desenvolvida por Henri Fayol, um francês que começou disseminar suas idéias no ano de 1916 dando ênfase na estrutura que as organizações deveriam possuir para se tornarem eficientes.

Os sistemas gerenciais são intrinsecamente ligados as funções administrativas, de maneira que planejar é a maneira de prever medidas e ações que visem a fixação de objetivos capazes de provocarem mudanças significativas em todo o contexto empresarial de uma organização, com a definição de políticas e procedimentos inerentes ao que realmente será necessário realizar para o bem estar da empresa. Organizar, este é uma função importante que destaca todo o conceito estrutural que as finalidades, responsabilidades com funcionalidades específicas e significativas. Administrar está associado à orientação necessária o alcance de resultados, Dirigir está diretamente ligado à tomada de decisão com o papel necessário de liderança possibilitando o desenvolvimento da equipe, Controlar é a garantia de que o planejamento junto com a atuação das outras funções seja realizado de acompanhado sistematicamente.

Ao longo do tempo as funções administrativas foram se tornando mais qualificadas devido aos avanços tecnológicos e científicos da administração em si, atualmente é possível enxergar como mais clareza o ambiente interno e externo das organizações, pois, este mundo globalizado exige um comportamento altamente diferenciado daquele que existia no século XX, atualmente vivemos a era da informação onde a administração das empresas tem que ter um comportamento transformacional, buscando fazer o melhor uso possível dos recursos próprios sem se esquecer das suas responsabilidades que aumentaram em referência ao desenvolvimento sustentável. Hoje as funções administrativas têm a obrigação de se tornarem sistemáticas, flexíveis aos cenários que são formados e ao mesmo tempo, rápidas para as mudanças necessárias, aproveitando a informação em um menor tempo possível para a tomada de decisão eficaz.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O conceito de patrimônio é baseado nos bens e direitos de uma pessoa física ou jurídica, e inerente a essa premissa se constitui as obrigações que jamais pode ser desconsideradas por representar as dívidas que por sua vez estão associadas a aquisição dos bens. Os bens se caracterizam como tangíveis e intangíveis, entende-se que são coisas úteis capazes de satisfazerem as necessidades das empresas, os direitos é a consumação da venda de um produto ou serviço que gere um título de crédito a receber para a empresa, sendo assim, de uma maneira mais simples seriam títulos e duplicatas a receber, por sua vez as obrigações se configuram como dívidas junto aos fornecedores e outras pessoas físicas.

O patrimônio, contabilmente analisado, torna-se possível a emissão de um relatório chamado Balanço Patrimonial que se divide em Ativo e Passivo, onde o ativo representa os bens e direitos da empresa e por sua vez o passivo as obrigações, além do Patrimônio Líquido que descreve a composição total das aplicações e recursos dos proprietários.

O interessante é que com base em todas as fontes de pesquisas para este assunto o conceito e abordagem dos autores é a mesma, com a finalidade de apurar e controlar os dados e informações contábeis, financeiras e econômicas da entidade.

2.3 FONTES DE RECURSOS

Partindo do princípio em que não há concepção de uma empresa sem a constituição de seu capital social (recursos fornecidos pelos sócios para formar o patrimônio), que por sua vez se constitui em capital próprio, sendo assim essa é a fonte de recurso inicial da organização. Também se configura como recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com