TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Educação No Brasil

Dissertações: O Caminho Da Educação No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE PEDAGOGIA– MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

ATIVIDADE 1

ACADÊMICA: Gilmara Marta Saullin Oliveira

RA: 66477

DOCENTES RESPONSÁVEIS

Natalina Francisca Mezzari Lopes

Suzana Pinguello Morgado

Cruzeiro do Oeste – PR

2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: Gestão do trabalho pedagógico

PROFESSORAS: Natalina Francisca Mezzari Lopes e Suzana Pinguello Morgado

ACADÊMICA: Gilmara Marta Saullin Oliveira RA: 66477

Primeira Atividade Avaliativa

O caminho da educação no Brasil

A atual estrutura do Sistema Educacional Brasileiro compreende a educação básica – formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio – e a Educação Superior. De acordo com a legislação vigente, compete aos municípios atuar prioritariamente no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e aos Estados e o Distrito Federal, no Ensino Fundamental e Médio. Ao Governo Federal cabe prestar assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, além de organizar o Sistema de Educação Superior. A atual estrutura e funcionamento da educação brasileira decorre da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) que, por sua vez, vincula-se às diretrizes gerais da Constituição Federal de 1988, bem como às respectivas Emendas Constitucionais em vigor.

Além dos Níveis de Ensino, a educação brasileira possui também, cinco modalidades de educação que estão aos cuidados dos estados, são elas: a Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Indígena e Educação de Campo.

Toda essa organização é gerenciada por meio da Gestão Educacional, que estabelece para seu funcionamento um regime de colaboração entre os sistemas de ensino Federal, Estadual e Municipal. Percebemos também, que existe um compartilhamento no processo de gestão da escola. Assim, as responsabilidades e atribuições estão distribuídas entre os segmentos da comunidade escolar. Tal organização pressupõe um trabalho coletivo e interativo entre os segmentos da escola, incluindo nesse contexto a participação da comunidade no processo de tomada de decisão, apostando dessa forma na elaboração coletiva dos objetivos da escola, bem como em seu funcionamento. Para tanto, são necessários meios de organização do trabalho escolar, compromisso de todos os envolvidos, coordenação do trabalho coletivo envolvendo ainda aspectos materiais e físicos, bem como os saberes dos profissionais da educação, das relações entre os participantes e de ferramentas necessárias a essa organização, como planejamento das ações e das atividades a serem desenvolvidas na escola, capacitação dos profissionais que atuam nesse ambiente e avaliação de todo o trabalho realizado.

As bases legais de atuação do pedagogo nos espaços escolares e não escolares estão estabelecidas na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e nas Diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia (DCNP) Resolução nº 01/2006.

A LDB estabelece que o pedagogo nos espaços escolares deve ter uma formação solidificada em estágios e capacitação em serviço e aproveitamento de estudos, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho. Para atuar na Educação Básica os profissionais devem ter curso superior e também podem atuar na direção de escolas e na coordenação e assessoramento pedagógico.

As DCNP estabelecem que o pedagogo deve estar apto a trabalhar também em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

Além de atuar nos espaços escolares, o pedagogo pode exercer a pedagogia social, pedagogia empresarial e atuar em órgãos não governamentais com direcionamento em diversos aspectos como ambiental, educacional, cultural e recreativo. As atribuições do pedagogo são, entre outras, cuidar da infância com problemas familiar e de abandono; cuidar das famílias e suas necessidades; terceira idade, deficientes físicos, pessoas hospitalizadas.

O trabalho desenvolvido pelo Pedagogo na organização da Gestão Democrática está baseado na responsabilidade coletiva, sem a centralização da direção. A participação é direta e igual em todos os segmentos da instituição, envolvendo todos os membros.

O desafio enfrentado pelo Pedagogo como gestor é fazer uma intervenção continuada no processo social, por meio da atividade dos indivíduos. É papel do pedagogo sensibilizar e motivar as pessoas sobre a necessidade e importância do Projeto Político Pedagógico (PPP). É seu dever explicar o que é o Projeto Político Pedagógico, bem como sua estrutura e os elementos essenciais para sua elaboração e fundamentação teórico-metodológica, sempre relacionando ao contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com