TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Tese: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

O aço não poderá ser substituído pelo alumínio em todas a as ocasiões, dependendo, portanto, do projeto. O alumínio é leve (por isso, pode ser substituído pelo aço, em montadoras de veículos motorizados, no uso de ligas de alumínio que conferem uma diminuição cerca de 40% no peso do produto), bonito, estável e ótimo condutor. Sua principal vantagem é não enferrujar, graças à uma camada de óxido, por isso pode ser usado em lugares com umidade (exemplo: esquadrias, portas, portões, grades). Deve substituir o aço, também, em embalagens e no setor alimentício (exemplo: em comparação às latas de aço, as embalagens de alumínio são mais leves e têm maior velocidade de refrigeração do conteúdo, o que é fundamental na economia de energia elétrica). Além de ser infinitamente reciclável. Tão resistente à ação do tempo e tão frágil perto de matérias alcalinos (como: cimento, cal e derivados). É de difícil soldagem, e quando soldado, perde parte de suas propriedades mecânicas, pois destempera.

O alumínio, não é utilizado como elemento estrutural em função de seu custo elevado e de sua baixa capacidade de sustentação. Já o aço, é empregado quando a responsabilidade estrutural entra em cena, está presente seja na forma de vergalhões - o esqueleto do concreto armado - ou como colunas, pilares e vigas que podem ou não ser combinadas com alvenaria ou concreto. Pode ser combinado com outras substâncias que o melhoram, exemplo de melhoria, aço inoxidável.

A partir da bauxita podem ser produzidos vários tipos de produto. O principal, o alumínio, e depois detergentes, dessecantes, talco. Com o sulfato de alumínio hidratado, podemos utilizá-lo no tratamento de água, onde atua como agente floculante; na indústria de papel e celulose; na indústria têxtil, na fabricação de tecidos à prova d’água; no curtimento de couro, como suporte de catalisador; na impermeabilização de concreto; como clarificador de óleos e gorduras, na fabricação de lubrificantes e na indústria farmacêutica.

Com o alúmen de potássio, podemos utilizá-lo na indústria de couro, como um mordente; na indústria farmacêutica e de cosméticos; como agentes de coagulação do látex; como aditivo de cimento marmoreado e de gesso.

Com o aluminato de sódio, podemos utilizá-lo como agente floculante, no tratamento de água; na indústria têxtil e de papel; na preparação de catalisadores a base de alumina. Com o cloreto de alumínio podemos utilizá-lo como catalisador nas indústrias químicas e petroquímicas.

Com os cloretos básicos de alumínio, podemos utilizá-los nas indústrias de cosméticos, em desodorantes e antiperspirantes. Com os carboxilatos de alumínio, podemos utilizá-los na produção de antisséptico e adstringentes; como impermeabilizantes de tecidos; como mordentes.

Com os zeólitas, podemos utilizá-los como catalisadores nas indústrias petroquímicas; na produção de detergentes. Através do dióxido de titânio, o talco. Sílica gel, utilizada como dessecante.

Al(OH)3 – Hidróxido de alumínio (base).

Al2O3 – Óxido de alumínio ou alumina (óxido).

AlCl3 – Cloreto de alumínio (sais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com