TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Tese: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Tese  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, que concilia métodos de proteção ambiental eficiência econômica e justiça social, também corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais, como governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais, que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.

Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões, sendo elas Socioeconômica, Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento, Fortalecimento do papel dos grupos principais e Meios de execução.

A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel econômico, social, ambiental e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação. Dessa forma, essa atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal partindo de relações com o ambiente onde se vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.

Introdução

O Documento Agenda 21, foi criado como Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, tendo como base o conceito de desenvolvimento sustentável.

A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado por todos os governos. É composta por 40 capítulos, 115 programas e aproximadamente 2.500 ações.

Trata-se de um programa de ações previstas para o século 21 visando promover o desenvolvimento sustentável em escala planetária, tentando conciliar desenvolvimento com preservação ambiental.

Sem dúvida é o mais completo e importante documento redigido pela humanidade, pois criou uma nova forma de desenvolvimento, abrangendo e disciplinando todos os setores ou atividades humanas no sentido de se desenvolver uma sociedade mais condizente com a manutenção da qualidade de vida global.

Autodesenvolvimento – Aula 03

Pauta com 10 ações que expressam a minha agenda 21:

1 - Coleta seletiva dos resíduos sólidos.

2 - Reciclagem de produtos, como: papel, óleo de cozinha, plásticos, metais, vidros, entre outros.

3 - Descartes de medicamentos, celulares, pilhas, baterias, entre outros.

4 - Recusa e/ou redução de produtos e embalagens que agridem o meio ambiente; não jogar lixo nas ruas, entre outros.

5 - Encaminhamento/devolução de produtos usados aos fabricantes para reciclagem.

6 - Se não for para sua necessidade receber panfletos como propagandas em faróis etc. Não aceitar.

7 - Multas com desacato ao meio ambiente como: Jogar papéis, cigarros entre outros..

8 – Diminuir consumos com copos descartáveis no serviço, sempre deixar na mesa seu copo.

9 – Não desperdiçando água.

10 – Não usar sacolas plásticas, usar recicláveis.

Conclusão

O objetivo maior da Agenda 21 Local é servir de subsídio à elaboração e implementação de políticas públicas, orientadas para o desenvolvimento sustentável.

Os processos em andamento mostram que a Agenda 21, além de ser um instrumento de promoção do desenvolvimento sustentável, é também um poderoso instrumento de gestão democrática das cidades e validação social das propostas do Estatuto da Cidade e seus Planos Diretores.

A Agenda 21 é um processo que contribui para a reconstrução da qualidade de vida da sociedade civil. O papel dos governos locais na implementação da Agenda 21 é fundamental, pois para que ela seja efetivamente um instrumento para a transformação de nossas cidades é necessário que sejam criados mecanismos que permitam sua implantação.

Pode-se usar também de diversos métodos para criarmos a nossa agenda 21 com pequenas ações, que se todos fizessem traria muitos benefícios.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »