TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentabilidade

Artigos Científicos: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

SANTA BÁRBARA D’ OESTE

2014

FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA D’ OESTE

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATIVIDADES DE AUTO DESENVOLVIMENTO - AVA

TEMA 3 : O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Relatório apresentado à Faculdade de Santa Bárbara d’ oeste , como exigência da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Tutora: Sandra Silva De Almeida

SANTA BÁRBARA D’ OESTE 2014

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

DESAFIO

1 ETAPA 1

1.1 Aula- tema 3: O Caminho da Sustentabilidade.

1.1.2 PASSO 1 - Assistir o Vídeo: Rio + 20 : Desafio da Sustentabilidade , Ler o material : Seção e Responsabilidade Socioambiental.

1.1.3 PASSO 2 - Elaboração/ Reflexão/ Dissertação – Ações que expressem a agenda 21 pessoal.

1.1.4 PASSO 3 - Relatório.

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

RESUMO

A agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, também corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.

Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões: Socioeconômica.

Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento. Fortalecimento do papel dos grupos principais. Meios de execução.

A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação. Pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têm desenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas. Dessa forma, sua atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal partindo de suas relações com o ambiente onde você vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.

INTRODUÇÃO

O Documento Agenda 21, foi criado como Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro em 1992, tendo por base o conceito de desenvolvimento sustentável, tendo contribuído para a sua elaboração instituições governamentais e da sociedade civil de 179 países, os quais a aprovaram na citada conferência.

Foi resultado do esforço de milhares de pessoas que entre 1972 e 1992 trabalharam e elaboraram muitos relatórios. Entre eles o mais importante foi o “O Nosso Futuro Comum” elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (comissão Brundthand), que definiu o que é desenvolvimento sustentável.

A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado por todos os governos. São compostos por 40 capítulos, 115 programas e aproximadamente 2.500 ações.

Trata-se de um programa de ações previstas para o século 21 visando promover o desenvolvimento sustentável em escala planetária, tentando conciliar desenvolvimento com preservação ambiental.

Sem dúvida é o mais completo e importante documento redigido pela humanidade, pois criou uma nova forma de desenvolvimento, abrangendo e disciplinando todos os setores ou atividades humanas no sentido de se desenvolver uma sociedade mais condizente com a manutenção da qualidade de vida global.

1 ETAPA 1

1.1 Aula- tema 3 : O Caminho da Sustentabilidade.

Esta atividade é importante para a compreensão de forma clara e objetiva das relações com o Ambiente onde vivemos e a Sustentabilidade.

1.1.2 PASSO 1

Trata-se de uma sustentabilidade voltada também para a dignidade humana, a garantia de um futuro próspero, com respeito uns aos outros, nos diversos níveis hierárquicos e envolvendo todas as áreas empresariais.

Todos sabem que entramos na era do diálogo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com