TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Ação Social

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de Ação Social

        A ação social é resultado da inter-relação entre os sujeitos dentro de uma determinada sociedade.  Objetivando principalmente o desenvolvimento das ações de um individuo com intenções de provocar reações de acordo com seus ideais, sendo que os mesmos podem ser aceitos ou não perante a sociedade ao qual o individuo encontra-se inserido.

        O sociólogo alemão Max Weber afirma que ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade. Foi assim que ele sistematizou, classificando as diferentes formas de ação social. Existe quaro tipos de ação social proposta por Weber, de acordo com os motivos que produzem as ações sociais na sociedade, elas são classificadas em:                                 Ações Sociais Racionais

  • Ação social racional com relação a fins: aqui o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Ou seja, esse tipo de ação social visa obter, de modo racional, um fim.                                                                                    
  •  Ação social racional com relação a valores: está relacionada com os princípios de seu agente, ou seja, está orientada por valores específicos (norma moral).

Ações Sociais Irracionais

  • Ação social afetiva: também chamada de "ação social emocional", nesse caso, ela é motivada e gerada pelos sentimentos de seu agente em relação aos outros.
  • Ação social tradicional: o próprio nome já indica que esse tipo está vinculado aos hábitos e costumes compartilhados por uma sociedade.

Com a diferença estabelecida por Max, fica claro que no primeiro bloco as ações sociais ocorrem de maneira racional, ou seja, o agente tem maior controle sobre seus atos; enquanto na segunda classificação, as ações de teor emocional envolvem maiores impulsos, os quais são motivados pelos sentimentos.

        E podemos compreender essas ações pela a ciência da sociologia, pois com ela faz com que todos os estudos feitos fossem detalhados e bem explicados de acordo com todas as atitudes praticadas pelos indivíduos em grupo ou individual. Toda ação possui uma reação deve se ter muita atenção para que a reação não prejudique alguém ou a si próprio porque temos que respeitar os direitos dos outros para que nos respeite em qualquer setor da sociedade e principalmente evitar desavenças no trabalho para que haja um ambiente saudável entre empregado e empregador, para que o grupo viva em harmonia.  

        Ação Social faz com que sempre haja convívio social complexos, faz com que aprenda a lidar com os problemas que se deparar a todos os momentos na sociedade e a compreender, observar, analisar e enfrentar a realidade na qual está se passando em vida coletiva ou individual.

 

        Referencias: www.sociologia.seedr.gov.br

                                http://brasilescola.uol.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com