TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumismo

Por:   •  19/6/2017  •  Dissertação  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

O consumismo é algo enraizado em nossa sociedade capitalista, é um modo de vida orientado pelo consumo que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade, por exemplo, serviços e mercadorias que não são realmente necessários em razão do valor do simbólico “status”, frequentemente atribuídos pelos meios de comunicação, esse desejo é comum num sistema que é dominado pela ordem material e social.

Existe uma diferença entre o consumista e o consumidor, o consumista compra compulsivamente não por uma necessidade objetiva, mas pelo simples fato de possuir movidos pela propaganda já o consumidor compra as mercadorias e os serviços de que necessita para a sua existência. Esse consumo descontrolado resulta numa necessidade intensa de produção o que gera empregos e aumenta o dinheiro disponível na economia, consequentemente, a um aumento da extração de matérias-primas e do consumo de energia, muitas vezes, de fontes não renováveis. Isso nos leva a uma perda de valores e bons hábitos uma vez que as pessoas passam a ser privilegiadas pelos bens que possuem e não por suas qualidades. As propagandas são extremamente importantes para o capitalismo, pois o poder da mídia atualmente é enorme, e se as pessoas assistirem os comerciais e fizerem o que lá diz, isso pode proporcionar uma satisfação pessoal, por estar participando de um grupo (estar na “moda”).

O consumismo vem se tornando um grande inimigo do meio ambiente, o lixo e os resíduos de produtos descartados vêm causando grandes danos ambientais, principalmente nas grandes cidades. É necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros tudo isso, gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas. Sem contar que a grande quantidade de opções e a alta tecnologia vêm tornando cada vez mais obsoletos os produtos e os resíduos eletrônicos só aumentam cada vez mais.

Estamos vivendo em uma sociedade que manipula os padrões de vida, de consumo e até de beleza, que não permite o individuo ser quem ele realmente é, assim vivemos insatisfeitos e alienados. Podemos perceber também que com o avanço da publicidade e o avanço econômico, até os aspectos positivos do consumismo são ruins, pois com uma boa publicidade nunca saberemos se aquilo que a mídia nos diz é real ou se foi mascarado para atender interesses políticos e econômicos, até mesmo se o país torna-se uma grande potência a partir do consumismo, ele se tornara dependente do consumo sem poder resolver problemas ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com