TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

O Contexto Empresarial

1 INTRODUÇÃO

Para entendermos um pouco do contexto empresarial, é preciso conhecer os conteúdos básicos de administração, de contabilidade e de economia, que todo empresário necessita aprender e aplicar na sua vida profissional, para a sobrevivência e o sucesso de seus negócios.

Abordaremos os conceitos das funções administrativas, que são as funções relacionadas com a integração das outras cinco funções, a saber : Técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis, que servem como bases para operar uma organização. Vamos ver também o conceito de patrimônio definido por diferentes autores e como o capital de uma empresa pode ser constituído. E teremos as definições de análise, demanda, oferta e equilíbrio de mercado e seus principais modelos estruturais.

Atualmente, as organizações empresariais refletem muitos índices que atingem de maneira direta a sociedade e seus componentes, porque a sociedade vem sofrendo mudanças profundas nas mais diversas áreas, as quais necessitam de informações confiáveis e principalmente de transparência por parte das empresas para que as mesmas possam atuar de forma mais efetiva e eficiente. Em consequência disto, as organizações tiveram a necessidade de incluir a contabilidade social, ramo da contabilidade que incorpora diferentes aspectos sociais, como a de recursos humanos, de caráter ético e do meio ambiente. A contabilidade social traz muitos benefícios e o empresário deverá se tornar mais apto a compreender e participar das mudanças estruturais na relação de forças entre as áreas econômica, social e ambiental.

2 DESENVOLVIMENTO

Foi o francês, Jules Henri Fayol, que foi um engenheiro de minas e um dos teóricos clássicos da ciência da administração, quem primeiro conceituou as funções administrativas, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, no qual dividiu a administração em cinco funções :previsão, organização, comando, controle e coordenação. Atualmente, as funções administrativas envolvem: planejamento, organização, direção e controle. Em seu conjunto, as funções administrativas formam o processo administrativo, segundo Chiavenato ( 2000, p.94 ).

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Previsão para Fayol, é a função administrativa que visualiza o futuro e traça o programa de ação. Atualmente a previsão foi substituída pelo planejamento na composição do processo administrativo.

Planejamento é a função administrativa que examina o futuro e determina antecipadamente as metas e objetivos a serem alcançados e as ações que serão executadas para alcançar estas metas e objetivos.

Organização é a função administrativa que tem o objetivo de montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento planejado.

Comando é o nome dado por Fayol á função direção. Significa dirigir e orientar o pessoal.

Direção é a função administrativa que interpreta os objetivos e os planos para alcança-los, conduzindo e orientando as pessoas rumo a eles.

Coordenação é a função administrativa que se tem os atos de ligar, unir, harmonizar todos esforços para se conseguir atingir os objetivos da empresa, hoje é denominado execução.

Controle é a função administrativa, na qual se verifica se as ações estão ocorrendo de acordo com as normas estabelecidas e as ordens dadas, para se alcançar o que foi previsto.

2.2 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O termo patrimônio de acordo com Marion (2009, p.37 ) significa , a princípio, o conjunto de bens, pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.

Ao recorrer ao dicionário (Ferreira, 1994, p.488), encontramos as primeiras definições para patrimônio como: “Herança paterna, bens de família”. E mais adiante definido como direito : “Conjunto de bens, materiais ou não, direito, ações , posse e tudo o mais que pertença a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica”. E com contabilidade : “A parte jurídica e material da azienda”

E Padoveze (2000, p.36) sintetizou : “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém (...)”. E atualmente Costa (2009, p.43-44), o definiu de forma completa : “Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações ,poder público) e constitui em um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades”.

2.3 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

As empresas (entidades jurídicas) podem contar com os recursos provenientes de duas fontes :

1- Recursos próprios – capital próprio;

2- Recursos de terceiros – capital de terceiros.

A soma dos recursos próprios com os recursos de terceiros forma o capital total à disposição.

2.3.1 Capital social

Capital social é o valor estabelecido em contrato ou estatuto, que forma a participação ( em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.

2.3.2 Capital próprio

Capital próprio é o principal recurso financeiro de uma entidade, o capital social, que foi subscrito e integralizado pelos acionistas fundadores ou quotistas, adicionado de aumentos de capital subsequentes.

O capital próprio de um modo geral está representado por bens contabilizados no Ativo permanente (capital fixo), que se compõe do Imobilizado de uso (Bens de produção), dos Investimentos (participações societárias e outros) e do Diferido, onde são lançados os custos a amortizar, relativos à fase de implantação da empresa. O capital próprio é representado pelo patrimônio líquido.

2.3.3 Capital de terceiros

Capital de terceiros são os recursos financeiros oriundos de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da entidade. As empresas no decorrer de suas atividades utilizam os recursos de terceiros originados de empréstimos e financiamentos, aceite ou emissão de títulos de crédito representativos de dividas , salários a pagar, contribuições e tributos a pagar etc. O capital de terceiros é representado pelo passivo exigível de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com