TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Trabalho Escolar: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

1 - INTRODUÇÃO

Esta produção de texto tem como objetivo, demonstrar o estudo baseado no Contexto Empresarial, utilizando as referências teóricas.

Onde no mesmo, serão citadas informações de suma importância, para uma melhor compreensão da disciplina em questão, visando adquirir com este estudo um conhecimento mais amplo e enriquecedor.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1- CONCEITO DE FUNÇOES ADMINISTRATIVAS

É controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos).De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento: É a maneira pela quais pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o plano (produto do planejamento).

Organização: Refere-se à alocação, distribuição e arrumação dos recursos trazidos de fora da organização para dentro. Considerando que nem toda organização tem disponível todos os recursos que precisa para atingir seus objetivos, surge então a necessidade de trazer estes recursos para dentro da estrutura.

Direção: A direção tem como função dinamizar o processo de trabalho através da ativação das pessoas. Como que se ativa pessoas? Através de meios chamados de meios de direção. São cinco os meios básicos de dirigir pessoas: Ordem/Instrução, Comunicação, Motivação, Coordenação e liderança.

Controle: Tem como função manter o bom desempenho dos recursos (pessoas e equipamentos) ou valores de uma variável dentro de limites pré-estabelecidos. Esta função exige a medição da produção comparada a padrões de desempenhos previamente definidos e exige limites admissíveis de variação de desempenho, tomando ações corretivas, quando necessárias.

2.1.1 - Teórico que Desenvolveu

Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa da função administrativa, através do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.

2.1.2 - Principais Mudanças ao Longo do Tempo

As mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Onde o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteiras.

2.2 - CONCEITO DE PATRIMÔNIO

O Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda, ou seja, o conjunto dos elementos necessários à existência de uma empresa. Ex.: dinheiro, mesas, cadeiras, mercadorias, contas a receber e a pagar, terrenos, entre outros. Esse conjunto de bens pode pertencer a uma pessoa física ou jurídica.

Enquanto pessoas físicas possuem um conjunto de bens e consumo (caneta, televisão, relógio, etc..) as entidades, pessoas jurídicas de fins lucrativos (empresas) ou de fins ideais (instituições), possuem outros tipos de bens (mercadorias, máquinas, instalações, etc..).

2.3 - FONTES DE RECURSOS

2.3.1 - Capital Social

É o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. O valor do capital social deve ser estipulado baseado num plano de negócios elaborado pelos interessados previamente.Ou seja, é a obrigação da empresa para com os sócios originária da entrega de recursos para a formação do capital da entidade. Corresponde ao patrimônio líquido.Sendo este, o valor dos bens ou o dinheiro com que os sócios contribuem para uma empresa sem direito de devolução.

2.3.2 - Capital de Terceiros

É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc. Representam recursos originários de terceiros utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

2.4 - ANÁLISE DE MERCADO

É uma busca realizada para demonstrar que se conhece muito bem o mercado consumidor do produto/serviço (através de pesquisas de mercado): como estão segmentadas, as características do consumidor, análise da concorrência, a participação de mercado do empreendimento e a dos principais concorrentes, os riscos do negócio etc.

A análise do mercado envolve pelo menos três dimensões: o mercado consumidor atual e potencial, os fornecedores e os concorrentes atuais e potenciais. Esta pressupõe, assim, uma análise da procura e da oferta.

O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.

Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com