TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle de Acesso

Por:   •  9/5/2016  •  Tese  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A evolução das redes, de forma convergente para o protocolo IP, é uma realidade facilmente observada pelo crescimento da internet, como principal meio de interconexão de redes atualmente. Somando se a este cenário tem-se redes cada vez mais complexas com roteadores, switches e servidores que fazem com que a tarefa de gerenciamento de todos os dispositivos não se resuma em apenas verificar se a redes está ativa e funcionando, mas sim com o melhor desemprenho possível.

Algumas das necessidades fundamentais na implementação e desenvolvimento de um sistema de gerenciamento são a interoperatividade com múltiplos sistemas, independente de fabricante, respeitando algumas regras de padrões.

Atualmente temos duas importantes estruturas abetas e padronizadas de gerencia: SNMP – Simple Network Management Protocol e CMIP – Common Management Information Protocol (referência OSI – Open Source Initiative), sendo o SNMP – Simple Network Management Protocol, mais largamente utilizado.

O gerenciamento de rede possui cinco áreas comuns conhecidas como FCAPS – Fault management, Configuration Management, Accouting Management, Perfomance Management,Security Management, desenvolvidas para o modelo de gerência OSI, contudo não deixa de ser compatível com o modelo SNMP.

Esta pesquisa tem por objetivo geral apresentar o protocolo de gerência de redes. Para atingir esse objetivo, contextualiza-se a informática de redes; analisa-se o crescimento de redes e o motivo da gerencia; apresenta-se o protocolo SNMP.

Este trabalho está baseado em uma pesquisa bibliográfica que consiste na fundamentação teórica do problema e seu relacionamento com o que tem sido investigado a seu respeito.

Deve esclarecer as hipóteses teóricas que dão fundamentação a pesquisa e as contribuições proporcionadas por investigações anteriores. Este item deve apresentar também uma discussão crítica do auto sobre o assunto enfocado. Este estudo teve uma abordagem qualitativa realizada por meio de consulta a livros, artigos (revista e internet), o que permite a possibilidade de procurar responder sobre a realidade do protocolo SNMP.

Este projeto estrutura-se em 3 capítulos:

No primeiro capítulo, a informática de redes, aborda os tipos de rede, as topologias de redes, o modelo OSI, o modelo TCP/IP, o trajeto de um pacote pela internet, a interconexão de redes com TCP/IP, internet protocol e o TCP – serviço de transporte confiável.

No segundo capítulo, é exposto o crescimento da rede e o motivo da gerencia, abordadas pelos teóricos, bem como os fundamentos de gerencia.

No terceiro capítulo, é apresentado o conceito e características protocolo SNMP.


1.INFORMATICA E REDES        

O projeto ARPANET- Advanced Research Projects Agency Network, também chamado de projeto ARPA – Agência de Projeto de Pesquisa Avançados, nasceu a partir de uma necessidade do governo dos Estados Unidos, integrar os seus computadores encontrados em distritos alicerces militares separados geograficamente. Isso alguns dias mais tarde derivou no primeiro projeto, no campo de redes, a ser desenvolvido na metade dos anos 60, do século XX, por solicitação do Departamento de Defesa dos EUA – Estados Unidos da América, com finalidades unicamente militares, em razão do período em que se vivia na ocasião, a guerra fria.

Entretendo passou a funcionar somente em 1972. Assinalado, dessa forma, o período da técnica de redes de computadores, diferenciada pela distribuição das aplicações entre diversos computadores inteligentes conforme uma topologia pré-determinada.

De acordo com COMMER, o projeto arpa foi o precursor na concepção de protocolos de transportes. Dentro do seu desígnio foi cogitado e implantado, o que determinadas literaturas nomeiam de nó de comutação de pacotes, também foram organizadas estruturas destinadas ao controle de fluxo dos dados, confiabilidade e roteamento. Nesta mesma ocasião, foram desenvolvidos determinados protocolos de aplicação para, no meio deles estão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com