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O Corban, Bastidores

Por:   •  8/9/2019  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

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Corban - Ao decorrer do século XIX , a sociedade passa por transformações não só político-economica como social.A noção de individualidade pensado pela ideologia liberal , começou a ser usado na vida privada, ou seja, a exaltação do indivíduo e de suas peculiaridades foi a marca do século.Exemplos históricos como o surgimento do espelho, com a ideia da percepção da “consciência de si” e do processo de formação de indivíduos que se vêem por si próprios e não pelo olhares dos outros , o retrato e sua vulgarização que criaram padrões de beleza e comportamentos nas fotos-poses , além de lingeries , túmulos , epitáfios,movimentos higienistas que foram derivadas da idealização entre corpo , como algo pecaminoso , e alma como pureza e o nome como expressão máxima da singularidade do ser.

Durkheim - A solidariedade é aquilo que da coesão para a sociedade , podendo ser a solidariedade orgânica e a mecânica.A solidariedade mecânica , para Durkheim, se encontra em sociedades mais simples , onde a população média é constituída por pessoas que possuem os mesmo hábitos , costumes , religião e tradição e na qual a consciência coletiva possui mais forma e coesão social , ela é marcada pelo direito penal , com certa coletividade e por um estreitamento dos laços sociais. A moralidade nessas sociedades são extremamente exaltadas , a ordem é ampliativa, dado a coesão social ser extremamente intrínseca.Já, as sociedades que Durkheim considera complexas , ele as denomina de orgânica,os indivíduos que a compõe não possuem, por completo, as mesmas religiões , tradições e costumes.Essa sociedade é formada por princípios individualistas e direitos estatutários , civis , constituintes, sendo a consciência coletiva mais “afrouxada” e coesão social se dá pela divisão social do trabalho.A extrema divisão do processo de produção , separa as pessoas, que anteriormente trabalhavam em coletivo , na produção de determinada mercadoria. Porém , com a modernidade essa lógica muda e a coesão se dá pela interdependência e cooperação entre os indivíduos, como base transformadora da coesão social.Ou seja , o autor trabalha com as estruturas fundantes da sociedade , as diferenciando pelas estruturas sociais , entre as mais simples e mais complexas.

O fato social pode ser definido pelas suas três características fundamentais, que segundo Durkheim são:Exterioridade , pois ela existe externamente a vontade individual; Geral ,pois está , se encontra, de certa forma , em todas as sociedades e Coersitivo, pois “obriga” o indivíduo a se comportar perante a moral e leis vigentes, sejam elas explícitas-como as leis penais e civis-, sejam meramente convenções formais. Durkheim quando separa os “fatos sociais” em objetos restritos ao meio social , está o distinguindo do objetos da biologia e da psicologia, deixando a biologia estritamente com fatos orgânicos e a psicologia com a subjetividade do indivíduo, restringindo assim , a área de estudos dessas ciências.Os fatos sociais , são os objetos de estudo da sociologia, e para tal , é necessário um método adequado para esse estudo ser considerado científico,que consiste , fundamentalmente, em encarar aquilo se se verifica , como uma “coisa”, além de manter certa neutralidade e objetividade.O observador , segundo Durkheim, deve manter uma certa distância desse objeto de estudo , pois há

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