TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL E A LUTA DE CLASSES EM DIFERENTES PERIODOS

Por:   •  20/11/2020  •  Artigo  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 7

DISCUTINDO A DESIGUALDADE SOCIAL E A LUTA DE CLASSES EM DIFERENTES PERÍODOS.

Henrique Francisco dos Santos

Resumo 

O presente artigo explanará sobre a questão da desigualdade social e da luta de classes no mundo do trabalho, levando em consideração o início deste processo até os dias de hoje. De início, foi feita uma longa pesquisa bibliográfica sobre as principais correntes que tratam do tema, desde autores da sociologia, história e da economia. Fazendo uma elucidação da base teórica utiliza temos de um lado o levantamento da questão da desigualdade com o uso de textos dos clássicos da sociologia, como Marx (1988) e Weber (1987) até a busca por uma compreensão da luta de classes e da desigualdade com o uso de obras dos economistas Keynes (1985) e  Deaton (2017). Deste modo, poderemos entender esta complexa e trágica situação que vive a classe trabalhadora atualmente e poderemos compreender os motivos que levaram o antagonismo de classes ser tão elevado e possíveis caminhos que podemos adotar para diminuir ou acabar com tal fenômeno.

PALAVRAS-CHAVE: Desigualdade. Luta de classes. Marx. Keynes. Deaton.

ABSTRACT

This article will explain the question of social inequality and the class struggle in the world of work, taking into account the beginning of this process to the present day. At the outset, a long bibliographical research was done on the main currents that deal with the subject, from authors of sociology, history and economics. On the one hand, we elucidate the question of inequality with the use of texts from the classics of sociology, such as Marx (1988) and Weber (1987), to the search for an understanding of class struggle and inequality with the use of works by economists Keynes (1985) and Deaton (2017). In this way, we will be able to understand this complex and tragic situation that the working class lives today and we will be able to understand the reasons that led the antagonism of classes to be so high and possible ways that we can adopt to diminish or to end this phenomenon.

 

KEYWORDS: Inequality. Class struggle. Marx. Keynes. Deaton.

 

Introdução

Em tempos de crise econômica global e de predominância de uma visão mais a direita e liberal sobre questões políticas, a questão da desigualdade social e da luta de classes soa como um conceito dramaticamente importante. Neste sentido, se faz necessário um entendimento histórico de como surgiram estes conceitos e como a luta de classes pautou o desenvolvimento das relações produtivas e sociais.

Neste ponto é necessário atribuir os principais teóricos que definiram o assunto principal deste artigo, além das principais ideias que se baseiam os conceitos relatados e as propostas de melhorias para os problemas sociais enfrentados atualmente.

Para melhor elucidação do tema formação histórica da sociedade capitalista e portanto, da deflagração das enormes diferenças sociais entre as classes, autores da sociologia e da economia tiveram um papel primordial.

O pensamento de Marx (1988) e Weber (1987) tem fundamental importância neste processo. O entendimento do chamado "pecado original" do capitalismo, a política de cercamento e o período da Revolução Industrial caminham neste cenário. Além destes, chegando em períodos mais contemporâneos como Keynes (1985) e Deaton (2017).

Muitas questões podem e devem ser debatidas, como os motivos que levaram a classe burguesa a supremacia na capacidade de organização da produção; como a sociedade capitalista se manteve como principal fonte motriz da indústria mundial mesmo com suas crises; as principais causas da desigualdade em relação a renda e a outros fatores como saúde e bem-estar e como a capacidade de civilizar o capitalismo se perdeu ou diminui seu número de seguidores nas últimas décadas.

Os conceitos de luta de classes e desigualdade sob um viés marxista

Iniciando uma abordagem mais crítica, como nos mostra Marx (1988), a desigualdade social entre as classes existe desde os primeiros momentos da história da humanidade. Mas, situando a analise, esse cenário percorre todo o período em que há um chamado "antagonismo de classes" ou que há a "subordinação de uma classe sobre outra" em algum processo produtivo.

Casos como a relação entre patrícios e plebeus, senhor e vassalo e burguês e proletário, mostram a real importância desta relação produtiva que pauta as diferenças sociais muito grandes, desde o início dos tempos.

Porém, como é o foco deste artigo, Marx (1988) nos aponta que a fase mais trágica para a classe trabalhadora se dá início entre os séculos XVIII e XIX, com o chamado "pecado original" da política de cercamentos feitos na Inglaterra e com a deflagração da chamada Revolução Industrial.

Com este processo, o camponês tem a necessidade de vender sua mão de obra em troca de salário. Assim, o burguês que tem "propriedade privada dos meios de produção", pode ampliar a "mais valia" neste trabalhador, isto é, não reverter o trabalho deste em salário, se apropriando de mais capital.

Posto isso, temos uma clara noção do tempo que a relação de desigualdade social aumentou seu nível de submissão de uma classe sobre outra. Foi sim, no período da Revolução Industrial que a desigualdade social aumentou fortemente e que pautou o desnível social que existe até os dias de hoje.

 

Weber, religião e capitalismo. 

Seguindo a análise que demonstra o antagonismo entre as classes e o aumento da desigualdade social, Weber (1987) aponta conceitos importantes para a continuação do processo de valorização da sociedade capitalismo e do liberalismo econômico até os dias hoje.

Weber (1987) cita casos como o da reforma protestante, que pautou a valorização do trabalho e da ascensão social dos trabalhadores como o único meio de se chegar aos céus. Só este fato, já impulsionou a sociedade capitalista a prosperar, em um período de apogeu do desenvolvimento industrial e a aumentar por si só as desigualdades de renda em todo o mundo.

O papel do Estado neste processo e uma tentativa de diminuir as diferenças sociais.

Tendo compreendido os conceitos de desigualdade social e todo o processo histórico que se deu a mais valia e a perpetuação da sociedade capitalista no Mundo, podemos tratar da realidade encontrada durante o século XX em muitas regiões. Realidade esta, que manteve o regime capitalista e sua supremacia, mas causou crises cíclicas ao longo do século.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com