TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS

Por:   •  26/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAR PARA OS DIREITOS HUMANOS

Afinal, qual é o papel da Educação?

A Educação tem um caráter dúbio, pois se constitue numa ferramenta da produção das condições objetivas do capitalismo, através da internalização das perpectivas, valores e moral do capitalismo legitimando-o.

Por sua vez, pode ser uma ferramenta para pensar numa estratégia de transição para uma outra forma de sociabilidade, uma ferramenta de mudança social, de emancipação humana, para a construção de uma nova ordem social, para romper o circuito de reprodução do capitalismo, para a criação de uma consciência social libertadora do controle do capital, da mídia de massa que espalha o modo de vida das elites, do padrão de consumo, da necessidade de consumir para ter uma identidade.

Por isso, os direitos humanos não são o centro da preparação nas escolas, mas o centro é o mercado, a escola é justificada pela minoria que vai ganhar o mercado. A grande maioria aprendem coisas inúteis, nunca aplicarão em suas vidas. Não aprendem valores e comportamentos que lhes permitem transforma sua realidade, nossa sociedade parou de comunicar valores baseados em direitos humanos, não conseguem discernir mais do que o mercado e a economia permite.

Portanto, a educação deve ensinar o que será útil para a vida e não gerenciar técnicas que somente as elites terão acesso, pois o que ajuda na vida é saber se relacionar, saber agir em conjunto. A origem dos direitos humanos nasceu da educação e opção pela vida humana e não de teorias ou doutrinas, é produto de gritos e desgraças da humanidade. A resposta a esses gritos deu origem as codificações e tratados internacionais.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

AGUIRRE, Luis Pérez. Si digo educar para los derechos humanos. Disponível em:

MESZAROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com