TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Encarceramento em Massa Não é Justiça

Por:   •  13/3/2020  •  Dissertação  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

Encarceramento em massa não é justiça

Temos muita dificuldade de discutir de forma seria e comprometida o problema das drogas. O Brasil foi o primeiro a proibir a maconha, porque era considerado o veneno africano.

O que é o sistema prisional tão abarrotado por causa do sistema de droga.

A essência da prisão é matar, castigar e eliminar o corpo negro desde época dos açoites escravistas.

Mulheres negras que são aprisionadas e culpadas pelas penas que os outros cumprem quando passam pelo sistema penal.

Sidney Francisco Salles

sobrevivente do massacre do Carandiru

Ha possibilidade de haver mudança mesmo na situação caótica

Como a sociedade não me quis eu também não quis ela. Então voltei pro crime.

Padre Valdir

Pastoral Carceraria

Como enfrentar a realidade desafiadora?

370 pessoas no Brasil morreram por conta do Estado.

A media de óbitos prisionais no Estado de Sao Paulo gira em torno de 470 pessoas - óbitos chamados de morte natural - grita ate morrer, isso é morte natural? Ou leva-se para o lado de fora para não fazer parte desse numero.

Não sabemos quantos presídios existem, apenas dados aproximados - ultima informação é de 2014. Só tem os dados oficias de São Paulo e rio de janeiro.

Em 2014 era o 4º, a Russia era o 3º, mas caiu a população .

7000 mil pessoas presas em 2015.

Não temos nem os dados de quantos presídios, imagina quantas pessoas.

Na época de natal, a quantidade de mulheres tomando psicotrópicos aumenta muito. 36% mais de menores - quem esta olhando? Desespero da mulher-mae. O homem ainda é acompanhada, mas a mulher presa é dificilmente.

Ultima grande rebelada penitenciaria feminina da capital - o presidio com umas 600 mulheres, la fora apenas 3 mulheres, nenhum homem para olhar como estavam as mulheres. Quando tem uma rebelião em presidio masculino, as mulheres fazem motim, fecham a rua para mostrar a situação dos presos.

Humanização do presidio - é impossível humanizar navio negreiro, palanque e chicote - manter a desigualdade econômica e social de forma violenta e agressiva. Educação em ambiente de repressão só gera repressão.

outra população invisível no cárcere é a LGBT e a manicomial.- Conhecer o nome social - quem mantém esse sistema? o executivo, o legislativo e o judiciário - aumento de punição e diminuição de liberdade.

Cela de tampão - 30 dias - escuro, sem roupa. - tem fiscalização mas essas celas passam em branco apesar da proibição de solitária.

Manaus- 76% de presos esperando julgamento.

Hoje condenamos quem tinha escravos, mas convivemos tranquilamente com pessoas que vivem enjaulado em situações piores do que animais. É uma omissão social.

1993 - juíza acelerou o julgamento de pessoas presas - foi processada por isso.

Dinalva

Brasil - 2 pais da América a encarcerar pessoas - homens negros - nos últimos 10 anos o numero de mulheres negras aumentou largamente.

Rés negras e juizes brancos - como o judiciário paulista encara o cárcere

Tendencia masculinizar o encarceramento

Como as nações da diáspora tem o medo como seu inimigo principal. Se as prisões são compostas majoritariamente de pessoas negras, só é possível entender essas taxas a partir desse medo.

Prisão como uma ideologia de desumanização de pessoas.

O aprisionamento de uma mulher não é só dela, é de toda família - puxar a cadeia junto- "e a sua família como esta? Minha família ta puxando cadeia junto.”

A prisão não é só um espaço fisico, é uma cidade-prisão, são geografias carrearias, o corpo negro aprisionado, é um corpo ja demarcado parares aprisionado. Entender a prisão como ideologia.

As mulheres presas são as negras, mães, com mais de um filho, que não época da prisão ou estavam desempregadas ou estavam realizando trabalho na ponta do trafico, dependentes do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com